Tecnologia Intel Impulsiona Olimpíadas de Tóquio 2020 para o Futuro
A Intel acaba de anunciar uma parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 (TOCOG) e um grande número de parceiros para impulsionar as Olimpíadas de Tóquio com suas tecnologias revolucionárias.
A parceria de sucesso da Intel com as Olimpíadas de PyeongChang 2018 deu novo fôlego à empresa, elevando ainda mais o nível de tecnologia e inovação para as Olimpíadas de 2020.
As Olimpíadas são um marco tecnológico e a oportunidade perfeita para que a Intel mostre todo o seu poder na oferta de experiências inovadoras para atletas, espectadores e fãs do mundo todo, impulsione o poder da computação e acelere o impacto da conexão.
Em colaboração com parceiros, Intel leva tecnologia e experiências de ponta para fãs das Olimpíadas do mundo todo
“O objetivo da Intel é levar integrações tecnológicas de ponta às Olimpíadas de Tóquio 2020, melhorando as experiências dos atletas, do público e de toda a equipe local, além de mostrar como a tecnologia pode transformar os negócios.
Esse é apenas o primeiro de uma série de anúncios que faremos para as Olimpíadas de Tóquio 2020”, informa Rick Echevarria, diretor geral do Programa Olímpico da Intel.
“Os Jogos de Inverno de PyeongChang marcaram a nossa primeira colaboração com o COI e queremos estender e aprofundar ainda mais essa parceria ao longo dos próximos anos.”
De inovações baseadas em plataformas 5G, passando por soluções de inteligência artificial (IA) a eSports, a Intel irá abordar a tecnologia em três áreas principais durante as Olimpíadas de Tóquio 2020: Computação, Conexão e Experiências.
Computação:
A Intel irá conectar fãs do esporte e atletas de forma inédita, possibilitando novas experiências Olímpicas usando tecnologias como o 3D Athlete Tracking (3DAT) e todo o poder da Realidade Virtual para o treinamento dos gestores locais.
3DAT
A tecnologia 3D Athlete Tracking (3DAT) é uma solução de visão computacional inédita que usa a inteligência artificial para melhorar as experiências visuais dos fãs das Olimpíadas com insights realistas e visualizações sobrepostas durante os eventos esportivos.
Desenvolvida pela Intel e hospedada em centros de dados com tecnologia Intel na infraestrutura de nuvem da Alibaba;
O 3DAT, em parceria com o Serviço de Transmissão Olímpico (OBS);
Usa quatro câmeras altamente móveis para capturar a forma e o movimento dos atletas e aplicar algoritmos de estimativa de postura, otimizados para os processadores Intel® Xeon®, analisando a biomecânica do movimento de cada atleta.
Em seguida, o sistema combina esses dados que podem ser transmitidos durante os replays dos eventos de 100 metros rasos e outras provas de atletismo.
Treinamento com VR
O COI e a Intel estão trabalhando na definição e implantação de soluções que combinam o conhecimento do COI e a expertise técnica da Intel para apoiar o comitê organizador e deixar tudo pronto para o grande evento.
O treinamento em VR será usado para criar uma experiência de aprendizagem imersiva para os principais gestores dos locais de competição.
O sistema de treinamento em VR da Intel aumenta a efetividade dos treinamentos por meio de experiências mais realistas e feedbacks mais precisos e objetivos.
O VR conta com todo o poder dos processadores Intel® Xeon® e Intel® Core™, além de diminuir os custos e aumentar a eficiência do treinamento.
Além disso, o treinamento irá incluir a construção de versões digitais, técnica conhecida como “digital twinning”, oferecendo várias oportunidades para uso desses dados em treinamentos, planejamento, simulações e muito mais.
Querendo mais
“Depois do sucesso de PyeongChang 2018, estamos muito animados com essa nova parceria com a Intel para levar as últimas novidades tecnológicas às Olimpíadas de Tóquio 2020.”
Informa Timo Lumme, diretor geral do IOC Television and Marketing Services.
“A colaboração de longa data com a Intel nos permite oferecer as melhores experiências e tecnologias a todos os fãs olímpicos que participarem dos nossos eventos ou que estiverem nos assistindo em qualquer lugar do mundo.”
Conexão:
A Intel está comprometida em tornar Tóquio 2020 a Olimpíada mais inovadora da história por meio de tecnologias 5G e plataformas de infraestrutura que estão abrindo o caminho para o desenvolvimento de conectividade gigabit, novas soluções de mobilidade, experiências de visualização mais imersivas, aplicativos de cidade inteligente de ponta e serviços avançados de transmissão.
Tecnologia de rede mais confiável
A Cisco é a parceira local oficial para equipamentos de rede e tem papel fundamental na conexão e segurança das Olimpíadas de Tóquio 2020.
Tecnologias inovadoras da Intel como o processador Intel® Xeon®, SOC e SSD serão a base para que a Cisco monte uma rede segura, confiável e flexível para suportar as operações das Olimpíadas na execução de redes de missão crítica nos maiores palcos do mundo, conectando 42 locais de competição incluindo o Estádio Olímpico e demais localidades, como a vila dos atletas, a sede do comitê organizador, bases de transmissão e hotéis.
Experiências:
A Intel e seus parceiros estão criando experiências olímpicas mais imersivas do que nunca;
Incluindo reconhecimento facial NEC e até soluções de IA para criar a música tema das Olimpíadas de Tóquio 2020 e todos os eventos esportivos que antecedem a grande festa do esporte.
• NeoFace
A tecnologia de reconhecimento facial NEC oferece um sistema de reconhecimento facial em larga escala chamado “NeoFace”;
Preparado para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio 2020.
O poder dos processadores Intel® Core™ i5 irá impulsionar a tecnologia de reconhecimento facial na identificação de mais de 300.000 pessoas, incluindo atletas, voluntários, imprensa e outros funcionários na entrada de todos os locais e acomodações do evento.
As vantagens incluem a prevenção de riscos relacionados a fraudes de identidade e a redução do tempo de espera para verificação de documentos.
• Intel® True VR:
A Intel foi responsável pelo maior evento de realidade virtual em escala até hoje, com as Olimpíadas de Inverno de PyeongChang 2018 e a primeira transmissão de realidade virtual ao vivo de Jogos Olímpicos usando o Intel True VR. Durante as Olimpíadas de Tóquio 2020, os fãs do evento terão acesso a experiências imersivas e poderão mergulhar nas suas modalidades esportivas favoritas.
A tecnologia Intel True VR será usada em uma série de esportes e locais das Olimpíadas de Tóquio 2020 e o conteúdo será transmitido pelas emissoras oficiais do evento, incluindo as cerimônias de abertura e encerramento, provas de atletismo, ginástica, boxe e vôlei de praia.
• #2020beat
A música oficial de Tóquio 2020 foi criada a partir de uma seleção com mais de 1.000 amostras de som refletindo temas como “esporte”, “cultura japonesa”, “dia a dia” e “natureza”;
Cinco ritmos diferentes foram compilados a partir dessas amostras usando soluções de Inteligência Artificial.
A batida alegre é composta por duas partes: chamado (ritmo básico) e resposta (ritmo de resposta).
O público irá ouvir a parte do chamado e seguir a parte de resposta batendo palmas.
Os locais que estiverem colaborando com o Comitê Organizador de Tóquio, como salas de transmissão ao vivo, irão incentivar os atletas a darem o seu melhor com #2020Beat.
“Estamos empolgados em trabalhar com a Intel, transformando Tóquio 2020 na Olimpíada mais inovadora de todos os tempos”, diz Masaaki Komiya, vice-diretor geral do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 (TOCOG).
“O trabalho com parceiros como a Intel irá levar as Olimpíadas a uma nova era de tecnologia e inovação.”
eSports:
A Intel também anunciou o torneio de eSports Intel World Open, que irá acontecer às vésperas das Olimpíadas de Tóquio 2020 e dando sequência ao primeiro evento de eSports Intel® Extreme Masters PyeongChang.
O Intel World Open contará com os lendários games “Street Fighter V” da Capcom e “Rocket League” da Psyonix e será lançado no início de 2020.
Qualquer jogador, de qualquer nível, poderá competir por uma chance de juntar-se à equipe do seu país.
Em junho, um evento de qualificação ao vivo em Katowice, na Polônia, irá definir quais equipes vão para o torneio de Tóquio entre os dias 22 e 24 de julho de 2020, às vésperas das Olimpíadas de Tóquio 2020.
A final acontecerá ao vivo, em Tóquio, no Zepp DiverCity.
Transmissões ao vivo
Todos os eventos ao vivo do Intel World Open, assim como os PCs usados na transmissão e toda a infraestrutura de backend, contarão com a força do processador para games Intel® Core™ i7.
“Estamos muito empolgados com o torneio de eSports Intel World Open às vésperas das Olimpíadas de Tóquio de 2020.
À medida que exploramos o engajamento entre eSports e o Movimento Olímpico buscamos aprender com o evento e seguir o processo de engajamento com a comunidade de fãs do eSport do mundo todo”.
Afirma Kit McConnell, diretor da IOC Sports.
Intel, Core e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.