A Huawei e a TIM anunciaram a criação de um centro de inovação para fomentar pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de banda larga móvel, computação em nuvem e virtualização de redes no Brasil. O anúncio foi realizado pelas empresas no Palácio do Planalto, em Brasília, durante a assinatura de um memorando de entendimento, que contou com as presenças da presidente Dilma Rousseff e do primeiro-ministro da República Popular da China, Li Keqiang.
Por meio desta cooperação, Huawei e TIM se comprometem a buscar oportunidades de crescimento e competitividade por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias básicas e aplicadas no setor brasileiro de telecomunicações. O foco é incentivar o adensamento e a melhoria da qualidade dos serviços.
Para isso, é previsto o desenvolvimento de soluções e serviços inovadores sobre novas tecnologias como de vídeos móveis, M2M, LTE Advanced, 4.5G, computação em nuvem, cidades digitais, IoT, SDN/NFV, LTE em 450MHz, entre outros. Além disso, o acordo prevê o desenvolvimento de novas tecnologias para serviços de banda larga a serem utilizadas durante o período de realização dos Jogos Olímpicos em 2016.
“A TIM busca constantemente novas soluções tecnológicas com foco na qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes. A operadora acredita e investe no mercado brasileiro. No triênio de 2015 a 2017, serão aplicados R$ 14 bilhões com foco em infraestrutura. O futuro das telecomunicações está diretamente ligado ao crescimento do consumo de dados, e precisamos estar prontos para oferecer a melhor experiência aos nossos usuários”, diz o Diretor de Inovação da TIM Brasil, Janilson Bezerra.
“Há mais de 15 anos operando no mercado brasileiro, a Huawei reforça com esta parceira seu compromisso de longo prazo de investimentos em inovação e de geração de valor para a indústria do País. A Huawei entende que a colaboração com parceiros locais em iniciativas que ampliem e melhorem o acesso à banda larga é fundamental para reduzir o dividendo digital e acelerar o desenvolvimento socioeconômico”, disse Jason Zhao, CEO da Huawei do Brasil.
Sobre a TIM
A TIM é a segunda maior operadora do Brasil e a empresa líder do segmento pré-pago. Atualmente, possui mais de 75 milhões de clientes e 26,73% de market share.
A companhia tem como missão conectar a sociedade e cuidar de cada cliente para que todos possam fazer mais, potencializando a vida dos usuários por meio dos seus serviços de comunicação. Para isso, além de focar na inovação e acessibilidade, a TIM prioriza a qualidade da sua rede e atendimento. Uma prova desse compromisso é o investimento de R$ 14 bilhões destinado para a operação brasileira no triênio que vai até 2017.
A transparência também é um pilar da operadora. A TIM é a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de fazer parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2). É destaque o projeto Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas), que permite aos consumidores acompanhar as ações de ampliação e melhorias da rede, além de conhecer o verdadeiro retrato da cobertura da TIM. Vale ressaltar também as iniciativas do Instituto TIM (www.institutotim.com.br), que buscam criar e potencializar recursos estratégicos para a democratização da ciência e inovação no Brasil.