Ticket médio das tentativas de fraudes no comércio eletrônico no
1º semestre foi 53% maior que o das vendas normais, aponta análise
da FCONTROL
Valor médio das transações fraudulentas foi de R$ 577,40, contra R$ 275,68 das vendas consideradas boas; estudo também mostra que Pará continua sendo o Estado com maior incidência de tentativas de golpes no e-commerce brasileiro
Pesquisa da FCONTROL , unidade de negócio do Buscapé Company que atua no controle de risco e prevenção de fraudes para qualquer venda não-presencial, com maior foco no comércio eletrônico, divulgada hoje revelou que ticket médio das tentativas de golpes virtuais no comércio eletrônico no 1º semestre foi 53% maior que o valor médio das compras normais. Nos seis primeiros meses do ano, o ticket médio das transações fraudulentas foi de R$ 577,40, ante R$ 275,68 das vendas normais.
Também houve uma moderada redução nas tentativas de fraudes no digital commerce brasileiro neste período, que foi de 1,98%, contra 2,04% em 2012. Apesar da redução no volume de tentativas de golpes virtuais, o percentual de perda financeira efetiva se manteve em 0,04%. De acordo com analistas da FCONTROL, a concentração de tentativas de fraudes de produtos de maior valor e o ligeiro aumento de ocorrências de golpes virtuais em vendas de passagens aéreas
justificam a estabilidade desse índice.
A categoria de Turismo foi a que registrou maior volume de tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro no 1º semestre de 2013, seguida por Informática, Eletrônicos, Serviços (recarga/downloads) e Automóveis (peças/acessórios). No mesmo período do ano passado, o ranking também foi liderado pelo segmento de Turismo, acompanhado pelas categorias de Serviços (recarga/downloads), Informática, Eletrônicos e Automóveis (peças/acessórios). Entre os produtos mais visados pelos fraudadores nos primeiros seis primeiros meses do ano, figuraram, na ordem:
- notebook e tablet,
- telefone celular e TV LED,
- home theater,
- games e consoles,
- som automotivo
- pneus
- itens de perfumaria.
Ainda de acordo com a análise da FCONTROL, 5,8% de todo o volume transacionado no digital commerce da região Norte na primeira metade do ano corresponderam a tentativas de fraudes. No Nordeste foi identificado um percentual de 4,9%, enquanto a região Centro-Oeste teve 3,7%, o Sudeste com 2,7% e o Sul com 1,5%.
Os Estados que registraram mais investidas de criminosos no comércio eletrônico foram o Pará (8,8% de todo o volume transacionado no 1º semestre de 2013), Ceará (7,1%), Maranhão (6,9%), Rio Grande do Norte (5,8%), Goiás (5,7%) e Bahia (5,6%).
Sofrendo 66% das tentativas de golpes virtuais com seus cartões de crédito, os homens superaram as mulheres como as principais vítimas de roubos de dados por parte dos estelionatários digitais.
Pioneira no Brasil na utilização de sofisticados sistemas de redes neurais e inteligência artificial para gerenciamento de risco e detecção de fraudes em tempo real no e-commerce, a FCONTROL atua em todas as vendas operacionalizadas pelo BCASH (www.bcash.com.br[2]) mapeando e reduzindo drasticamente as tentativas de golpes virtuais com cartão de crédito nas lojas virtuais, protegendo também o bom consumidor.
“Embora existam diversas soluções e tecnologias disponíveis no mercado para identificar e barrar as fraudes com cartão de crédito no digital commerce, os golpes virtuais ainda ameaçam boa parte dos PMEs digitais, como são chamados os pequenos empreendedores que têm atividades ligadas ao comércio eletrônico pela internet. Muitos comprometem suas vendas por desconfiarem dos compradores e temerem fraudes”, afirma Romero Rodrigues, CEO e fundador do Buscapé Company.
Confira abaixo os índices das tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro no 1º semestre de 2013 em comparação com o mesmo período de 2012:
PRINCIPAIS CATEGORIAS
2012
2013
1
Turismo
Turismo
2
Serviços (recarga/downloads)
Informática
3
Informática
Eletrônicos
4
Eletrônicos
Serviços (recarga/downloads)
5
Automóveis (peças/acessórios)
Automóveis (peças/acessórios)
REGIõES
[3]
_ESTADOS_
Vítimas de fraudes
[4]
SOBRE O BUSCAPé COMPANY
Única plataforma completa de digital commerce, o Buscapé Company (www.buscapecompany.com[5]) é direcionado para indústrias de bens de consumo, varejistas, distribuidores, mercado financeiro e agências de publicidade que precisam conectar seus produtos e serviços aos consumidores e dar a estes poder de decisão. Com atuação global e maior time de desenvolvimento de tecnologia de internet da América Latina, começou a operar em 1999 e hoje, com suas marcas, é líder
absoluto. Integra o Buscapé Company, entre outras:
Bcash (www.bcash.com.br[6]): única plataforma completa e
customizável de soluções financeiras realmente capazes de
impulsionar as vendas no digital commerce. Confere segurança e
simplicidade para as transações online. Bom para quem vende, bom
para quem compra!
FControl (www.fcontrol.com.br[7]): unidade de negócio que atua no
controle de risco e prevenção de fraudes para qualquer venda
não-presencial, com maior foco no comércio eletrônico. Por meio de
dispositivos exclusivos no mercado (redes neurais – inteligência
artificial), as ferramentas da FControl visam minimizar um dos maiores
motivos de fechamento das empresas do comércio eletrônico: as perdas
financeiras com as fraudes.