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Tecnologias que agregam mais valor no mercado imobiliário

por Paulo Fernandes Maciel
Tecnologia realidade virtual

Tendências tecnológicas do mercado imobiliário em 2019

O ano de 2018 foi muito produtivo em termos de novidades no mercado da tecnologia.

Algumas ideias que estavam há muito tempo em desenvolvimento tomaram corpo, cresceram e foram conhecidas por todos.

Tecnologia realidade virtual

Além disso, novos projetos foram criados e consolidados, como a realidade aumentada e até mesmo os primeiros dispositivos de realidade virtual que realmente entregavam uma experiência satisfatória e podiam ser utilizados em casa, como o HTC Vive.

Um dos mercados que mais aproveitou o boom das novas tecnologias foi o imobiliário.

Isso porque, após ter passado por uma crise recente, se viu em um momento de reinvenção.

Diante disso, entendeu que apostar as fichas nas novidades seria a melhor ideia, e foi.

 

O mercado expandiu e trouxe possibilidades que poucos imaginavam para seus clientes, espera-se, inclusive, que os avanços não param por aí e tragam mais benefícios ainda para quem trabalha e utiliza os setores do mercado imobiliário.

 

Entre as tecnologias mais utilizadas estão:

Realidade virtual moça dapontando casinha

Realidade virtual

 

Algumas empresas, por meio da realidade virtual, já permitem que você visite um empreendimento que nem está pronto ainda, por exemplo. Independentemente do tipo de imóvel, seja um prédio ou uma casa, existem sistemas de realidade virtual que conseguem reproduzir de maneira fiel um modelo 3D diretamente para o futuro comprador em potencial.

 

Com a utilização de um óculos específico, é possível realmente “entrar” no modelo e visitar cada canto do imóvel como se estivesse lá.

Há a chance, inclusive, de caminhar pelos imóveis por meio de um joystick.

Tecnologia VR em imóveis

Machine learning

 

O machine learning é um dos principais braços da inteligência artificial e, sem dúvida, é hoje uma das tecnologias que mais movimenta o mercado imobiliário.

É por meio dele que é possível levar até o cliente dados de tendências e valores precisos de avaliação com base em características de imóveis.

 

Isso acontece pois, com o tempo, as máquinas entendem quais são as possibilidades e fazem cálculos com base no que lhes foi passado.

É possível, então, fazer praticamente uma “premonição” e entregar informações ao cliente para que ele possa se preparar futuramente para uma compra ou venda.

 

Blockchain

 

Conhecido por sua ação no mercado das criptomoedas, o blockchain permite, devido à sua descentralização da confirmação de transações, uma relação mais direta entre as partes envolvidas em negociações.

 

Já existem sistemas de pagamento de aluguel online, por exemplo, que geram contato sem intermediários entre locatário e locador, o que garante mais segurança e assertividade na negociação, sem falar na transparência, visto que não há nenhum tipo de interferência externa.

 

Marketing digital

 

O marketing digital direcionado ao setor de imóveis não é nenhuma novidade.

Porém, há algumas tecnologias que oferecem novas possibilidades.

Um exemplo, segundo o blog do portal Agente Imóvel, é a utilização dos QR Codes em placas imobiliárias.

 

Ao adicionar um código que pode ser lido pelo celular às placas, o usuário interessado pode escaneá-lo com seu celular e ser direcionado a páginas com vídeos, fotos e mais informações sobre o imóvel.

 

O código não só chama a atenção, mas diminui a poluição visual vista em alguns anúncios e placas de imóveis pela cidade.

Vale lembrar que, para isso, é interessante contar com um site mobile funcional!

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