Agendamento online ajuda a reduzir evasão de pacientes nas consultas
Dentistas que aderiram há mais de 6 meses ao sistema de agendamento de
consultas online do portal Consulte Aqui avaliam o modelo
Dados do IBGE mostram que a quantidade de internautas brasileiros com mais de 10 anos de idade cresceu 143,8% nos últimos seis anos. Esse percentual de crescimento associado à ascensão do mercado de dispositivos móveis tem cada vez mais gerado a migração de serviços tradicionalmente offline para o meio online. É nesse contexto que o serviço de agendamento online de consultas médicas vem conquistando cada vez mais espaço.
Há seis meses, o dentista Dr. Marcelo Cima, que mantém consultório no Rio de Janeiro (RJ), aderiu ao sistema de agendamento online de consultas do portal Consulte Aqui (http://www.consulteaqui.com/). O serviço permite que o paciente procure, sem qualquer custo, especialistas credenciados do seu plano de saúde na região em que reside e agende consultas de acordo com os horários disponibilizados pelo médico, dentista ou profissional de saúde.
Segundo o Dr. Cima, o conceito tem se mostrado eficiente na redução do índice de não comparecimento de pacientes (evasão). “Atualmente, 100% das consultas são agendadas através do Consulte Aqui. No agendamento tradicional, via telefone, havia uma evasão de, aproximadamente 20 %”, ele conta.
A mesma percepção tem a odontologista Dra. Annie Michelli Rocha Soares, que mantém consultório em Cuiabá (MT) e há quatro meses utiliza o sistema de agendamento online de consultas do Consulte Aqui. “Hoje 80% dos meus pacientes são agendados via Consulte Aqui, e os lembretes via sms que o portal envia são práticos e evitam telefonemas em horário comercial”, afirma Dr. Annie Michelli.
Comum nos Estados Unidos, o agendamento online pode trazer benefícios tanto para o médico, quanto para os pacientes. Entre as vantagens do agendamento online estão o conforto e agilidade no atendimento aos pacientes. “A agenda online evita falhas de comunicação, comuns no atendimento telefônico e pode enviar lembretes da consulta aos pacientes via sms ou e-mail”, afirma o Dr. Cima.
O público de pacientes que utilizam gratuitamente o Consulte Aqui é de pessoas entre 20 a 50 anos de idade, com acesso à internet e preocupados com saúde e qualidade de vida. Os profissionais de saúde cadastrados no portal pagam um valor mensal pelo serviço. A fim de estimular o conhecimento dos serviços e a assinatura do plano, a empresa oferece aos profissionais a oportunidade de ter cinco consultas iniciais agendadas, sem custos.
O portal Consulte Aqui já conta com mais de 1.500 profissionais de saúde cadastrados e sua rede de atendimento engloba mais de 100 diferentes convênios médicos. As cidades em que o Consulte Aqui apresenta mais médicos cadastrados são Rio de Janeiro (RJ), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) .
Sobre o Consulte Aqui
Consulte Aqui é uma empresa 100% nacional no mercado brasileiro de agendamento online de consultas médicas.
Comandada pelos irmãos e sócios Bruno Ceolin, Rafael Ceolin e Rodrigo Ceolin, naturais de Cuiabá, a empresa conta com o suporte de 26 colaboradores dedicados ao negócio. Entre os diferenciais do Consulte Aqui estão o cuidado minucioso no atendimento ao profissional de saúde, com visitas periódicas dos consultores, equipe de SAC especializada responsável pelo
monitoramento dos agendamentos e a promoção e apoio a eventos relacionados à conscientização sobre saúde e qualidade de vida.
2 comentários
O problema não é usar iternet para marcar consultas. Isso os pacientes já fazem, mas mostrar as opções em uma região próxima não é o bastante. Em geral, os pacientes esperam encontrar informações sobre o profissionai e a clinica para saber se são confiáveis, assim além de consultar a “lista” de médicos na internet, também consultam o Google a procura de referências do profissional.
Na maioria das vezes, o profissional de saúde não pode dispensar ter o seu próprio site/blog/fanpage onde procura se diferenciar (dentro dos parâmetros impostos pela CFM) dos demais serviços prestados. É nessa hora que o site com a “lista” de profissionais perde valor. A final o paciente já está no site da clínica e tem todas as informações para poder agendar sua consulta.
Para o profissional de saúde, o site com a “lista” de médicos também oferece um outro obstáculo. A tecnologia do site não oferece integração com o sistema de gestão já utilizado pela clínica. Desta forma, há sempre um preocupação em transfrir os agendamentos para o sistema de gestão. Outro obstáculo é que, uma vez ocupado o horário, essa informação não é atualizada junto ao site com a “lista”, gerando um retrabalho e grande probalilidade de “overbookink”.
Usar sites para marcar consultas com médicos e dentistas ainda não é comum no Brasil, mas o serviço cresce rapidamente. Somente em São Paulo, mais de 4 mil profissionais já se cadastraram nestes sites.