Cerca de 60 jovens empreendedores do mundo inteiro participam no Brasil do programa Guerreiros Sem Armas (GSA), do Instituto Elos (www.institutoelos.org). Vivendo e atuando em comunidades, eles aprendem a mobilizar pessoas para realizar ações em diferentes contextos. A jornada do guerreiro começa quando ele é convidado a participar de um jogo online, onde participa do processo de seleção. Após a vivência nas comunidades, os jovens utilizam uma plataforma digital para organizar ações em nível regional, nacional e até mundial. A proposta é transformar o mundo.
O Guerreiros Sem Armas é um programa para quem quer se colocar em movimento já, por isso, a jornada começa no processo de seleção, o Caminho do Sim, que dura 18 dias. O jovem é convidado a realizar ações coletivas no mundo real. O Caminho do Sim (http://www.institutoelos.org/games/pages/games) é um jogo desenvolvido em uma plataforma virtual com ações na vida real relatadas no ambiente virtual. A atividade estimula a inovação, a criatividade e a cooperação ao invés da competição.
Ao todo o jovem passa por 5 etapas no jogo online. Em cada nível há quatro caminhos diferentes para seguir, identificados com portas com palavras-chaves, onde o jovem tem diferentes desafios em cada porta. Ao final, ele vai perceber que seu caminho de transformar o mundo começa assim que dá primeiro passo. “Além de servir para selecionar os participantes do Guerreiros Sem Armas, o jogo também é utilizado pela Fundação Arymax na seleção do seu programa Jovens Talentos”, explica Ricardo Oliveros, um dos criadores dessa tecnologia inovadora.
Do ambiente virtual ao trabalho em parceria com as comunidades há um rico aprendizado. Depois de uma experiência tão intensa atuando em parceria com as comunidades, a maioria dos jovens volta a suas cidades e países dispostos a empreender ações e projetos. Para isso, recebem acompanhamento durante 18 meses através de encontros virtuais e discussão de projetos, com o intuito de formar uma comunidade de atuação em escala global. Para o biênio de 2015 – 2016 este processo foi ampliado, com a aplicação dentro de uma plataforma virtual de relacionamento a longa distância. Nesta etapa haverá encontros virtuais coletivos, roteiros de estudo e ação, fórum de discussões e acompanhamentos de projetos.
Nestes últimos 15 anos o programa Guerreiros Sem Armas formou 403 jovens de 37 países diferentes, que atuaram em parceria com 21 comunidades na Baixada Santista. Os participantes de todas as edições do programa fazem parte de uma rede mundial de jovens empreendedores sociais que atuam localmente para transformar comunidades e que já promoveram ações como omovimento Oasis Santa Catarina (https://vimeo.com/17337520), o Movimento Oasis Caribe (http://www.oasiscaribemovement.com/) e o GSA Madrid (www.gsamadrid.net), entre outras experiências de longo prazo.