Plataformas como a ComuniCare, utilizada pelo Mães de Minas, permitem gestão inteligente de ações preventivas
O “Dr.Google” é velho conhecido dos internautas brasileiros. Procurar por informações na internet sobre saúde é rotineiro para muitas pessoas, mas pode também ser perigoso. Em uma pesquisa recente*, abordando sites relacionados a problemas cardiovasculares e vídeos postados no YouTube, por exemplo, dos 1.152 endereços analisados, apenas 4,3% apresentavam informações corretas.
Diante desse contexto, ferramentas confiáveis que proporcionem informação e interação orientadas por profissionais capacitados se fazem cada vez mais necessárias. É o caso do ComuniCare, uma plataforma de saúde online focada em medicina preventiva, que utiliza técnicas de educação e comunicação social para a promoção da saúde, tendo conteúdos distribuídos via email, sms e portal.
“A educação é pilar para a saúde, a orientação é fundamental para auxiliar as escolhas, o relacionamento é a forma de sedimentar e propagar o aprendizado adquirido”. É o que afirmam os médicos Dr.Leonardo Florêncio, presidente do GRUPO HI-EPC e Dr. Ricardo Cabral CEO da empresa HI-EPC responsável técnico pela plataforma que já é utilizada com sucesso em programas como o Mães de Minas (http://www.maesdeminas.com.br/).
A orientação é fundamental para coibir práticas como a automedicação e para estimular a busca por tratamentos médicos que permitam o diagnóstico e tratamento precoce das mais variadas doenças. Para isso o ComuniCare se utiliza de Tecnologia Persuasiva, ou seja, usa a computação para modificar as atitudes e o comportamento das pessoas para melhor quando o assunto é saúde. O objetivo é estimular os usuários a utilizar corretamente os serviços de saúde que são comercializados diretamente com as empresas, operadoras de saúde, indústria farmacêutica, secretarias estaduais e municipais de saúde.
Com orientação personalizada, vasta biblioteca de educação em saúde, interação entre usuários, ferramentas de gestão e muito mais, o ComuniCare é a plataforma ideal para redução de custos, aproximação dos clientes, aprimoramento dos serviços e fortalecimento da marca de instituições que querem ser referencia no setor de saúde. Nela, moderadores especializados, como nutricionistas e médicos, irão auxiliar usuários, intervindo sempre que necessário para desmistificar crenças e valores e auxiliar na adesão de tratamentos.
O lançamento do ComuniCare será realizado nos dias 18 e 19 de julho, durante o Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva, em São Paulo.
* A pesquisa liderada por Monerat foi apresentada no 30° Congresso de Cardiologia da Socerj – Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, em abril deste ano. A ideia de estudar este tema teve origem no GETICMED (Grupo de Estudo em Tecnologia e Informação em Comunicação Médica), de Centro Universitário de Volta Redonda.