569
No dia 28 de maio, o Esquadrão HS-1 comemorou seus 48 anos e durante a cerimônia, foi apresentado pela primeira vez o MH-16 Seahawk configurado para guerra ASuW, armado com um MAS Penguin de manejo (treinamento). A cerimônia militar foi presidida pelo contra almirante Matias, comandante da Força Aeronaval, e contou com a participação de ex-comandantes do Esquadrão “Guerreiro”, presenças que abrilhantaram ainda mais o evento.
Criado através Decreto nº 55.627 de 26 de janeiro de 1965, que estabeleceu normas para o emprego de meios aéreos para as operações navais, reformulando a Aviação Naval e restringindo o emprego de aviões à Força Aérea Brasileira (FAB), tendo como conseqüência o Aviso nº 0830 (RESERVADO) de 28 de maio de 1965, do Exmo. Sr. Ministro da Marinha, almirante-de-esquadra Paulo Bosísio, determinou a ativação imediata do 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1). Com isso, os helicópteros SH-34J tiveram sua operação transferida do 2° Esquadrão do Primeiro Grupo de Aviação Embarcado (1° GAE) da FAB para a Marinha do Brasil, onde receberam a denominação de SH-1 e ficaram conhecidos carinhosamente como “BALEIAS”.
O HS-1 tem como missão detectar, localizar, acompanhar e atacar submarinos e alvos de superfície a fim de contribuir para a proteção das forças e unidades navais. Além das tarefas previstas realiza, eventualmente, tarefas de emprego geral, de acordo com as determinações do Comando da Força Aeronaval, tais como: Evacuação Aeromédica (EVAM); Busca e Salvamento (SAR – Search and Rescue); Transporte Aéreo Logístico; Lançamento de Pára-quedistas; “Fast rope”; “Rappel”; Penca; Transporte Administrativo e Transporte de Tropas.
O 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino, com seu passado repleto de glórias e de pioneirismo, continua através dos anos fiel ao seu lema “AD ASTRA PER ASPERA” (É ARDUO O CAMINHO PARA OS ASTROS), esforçando-se para que sejam cumpridas as tarefas que lhe são atribuídas com eficiência, demonstrando a dedicação e o profissionalismo dos “GUERREIROS”, chamada-fonia dos helicópteros do HS-1 e nome dado pelos “esquadrões-irmãos” no passado, devido às diversas dificuldades encontradas desde sua criação, porém sempre superadas ao longo de sua história.
Seu atual comandante é o capitão-de-fragata Gunther Otto Diehl Junior.
Artigo por agenciado OverBR em veiculação colaborativa, fotos e textos por Defesa Aérea & Naval (www.defesaaereanaval.com.br)