A Kaspersky Lab descobriu que cibercriminosos brasileiros têm investido esforços na criação e disseminação de sites fraudulentos que supostamente fazem o cálculo de boletos bancários vencidos, mas que na verdade geram um documento com a finalidade de desviar o pagamento para uma conta pertencente a golpistas.
A demanda por esse serviço fez com que os bancos criassem um sistema de cálculo de boletos vencidos em seus sites. O usuário que buscar o sistema no Google pode acabar acessando um site fraudulento criado por criminosos – a Kaspersky Lab encontrou dois deles. Para divulgá-los os golpistas usam campanhas de Adwords do Google:
O site malicioso irá pedir os dados do boleto vencido:
Porém, o boleto gerado terá o código de barras e linha digitável de uma conta pertencente ao criminoso:
Boleto fraudulento gerado pelo site dos golpistas
Essa não é a primeira vez que cibercriminosos brasileiros tentam alterar boletos – recentemente foram descobertos trojans com a capacidade de alterar o código de barras do documento gerado no computador.
Os produtos da Kaspersky bloqueiam o acesso a esses sites fraudulentos. Para maiores detalhes, acesse nosso blog<http://brazil.kaspersky.com/sobre-a-kaspersky/centro-de-imprensa/blog-da-kaspersky/o-golpe-do-boleto-vencido>.
Sobre a Kaspersky Lab
Kaspersky Lab é o maior provedor privado de solução de proteção para endpoints do mundo. A empresa ficou entre os quatro maiores fornecedores de soluções de segurança para usuários endpoint *. Durante seus mais de 15 anos de história, a Kaspersky Lab continua a ser uma empresa inovadora em segurança de computadores e fornece soluções eficazes de segurança digital para grandes empresas, PME e consumidores. A Kaspersky Lab, através da sua holding registrada no Reino Unido, opera atualmente em cerca de 200 países e territórios ao redor do mundo, fornecendo proteção para mais de 300 milhões de usuários. Para mais informações, visite http://brazil.kaspersky.com
*A empresa ganhou o quarto lugar na classificação muldial do IDC Endpoint Security Income por Fabricante, 2011. O ranking foi publicado no relatório da IDC “Previsão Global de Endpoint Security 2012-2016 e Ações de Fabricantes 2011” – (IDC nº 235930, julho de 2012). O relatório classificou os fornecedores de software de acordo com suas receitas de vendas de Endpoint Security Solutions em 2011.