Produto suporta as elevadas temperaturas de operação dos televisores e protege o interior do aparelho
Muita gente tentou, mas foram poucos os que conseguiram comprar ingressos para a Copa do Mundo no Brasil. A opção agora é ver os jogos pela televisão, cujas vendas dispararam nas últimas semanas. A preferida dos brasileiros é a de tela LED (diodo emissor de luz), que tem em sua composição mais de dez materiais à base de silicone. O produto é essencial para uma imagem de alta definição, o que permitirá uma boa visualização de todos os lances dos jogos do mundial.
“Quem ganha com o uso do silicone na tela LED é o telespectador, que tem maior qualidade de imagem”, afirma Lucas Freire, coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).
Resistente ao calor, o silicone suporta as elevadas temperaturas de operação e a exposição aos menores comprimentos de onda da atual iluminação com LED de alta intensidade. “A estabilidade térmica e ótica é o principal motivo pelo qual a iluminação com LED feita com tecnologia à base de silicone seja utilizada hoje nos televisores”, diz Lucas Freire.
Presente como adesivos, encapsulantes e óticas secundárias, o silicone é utilizado para criar a lâmpada LED, um produto de iluminação mais brilhante. O silicone reveste os “chips” de LED semicondutor, aumentando a luz direta e protegendo da poeira, umidade e danos. Encapsulantes e outros produtos de silicone também aumentam característica sustentável da iluminação LED, pois contribuem para prolongar a vida útil do produto – o que reduz o descarte de resíduos sólidos.
O silicone também protege componentes eletrônicos e é usado para unir uma variedade de materiais ou substratos usados nas aplicações de iluminação e pode ainda absorver melhor o estresse externo sofrido pelos componentes eletrônicos mais frágeis. “O silicone absorve vibrações e, com sua baixa absorção de umidade, pode também suportar condições ambientais severas”, explica Freire. Tais propriedades, juntamente da estabilidade térmica, proporcionam às empresas de iluminação maior liberdade não só em formatos, estilos e tamanhos dos sistemas com LED, mas também nos tipos de aplicações desejados.