Os novos sensores que estão sendo desenvolvido para o JAS 39E estão perto de iniciar os testes de voo com o Gripen Demo JAS 39-7.
Os novos sensores serão capazes de detectar aeronaves com baixo RCS (radar cross section) e irá fornecer aos pilotos em uma formação um novo nível de consciência situacional, de acordo com Bob Mason, diretor de marketing da Selex-ES para sensores avançados.
O JAS 39E terá três sensores Selex-ES. O radar Raven ES-05 AESA (active, electronically scanned array), será o primeiro radar AESA montado em uma “reposicionador” com rotação que dará ao radar ± 100 graus de campo de visão.
O buscador infravermelho Skyward-G do sistema IRST (infrared search and track) é baseado na experiência com o Eurofighter Typhoon IRST e IRSTS. O caça também terá um novo sistema de identificação IFF (identification friend-or-foe) amigo ou inimigo.
Os três sensores principais irá exibir aos pilotos uma imagem fundida do espaço aéreo ao redor do caça, que também vai ser fundido com o novo sistema de guerra eletrônica do JAS. Finalmente, os dados podem ser compartilhados entre os Gripens em um voo via link de dados.
O IRST é capaz de detectar alvos de baixa assinatura RCS em distâncias compatíveis com o lançamento de um míssil BVR (beyond-visual-range). Algumas tintas absorventes de infravermelho causam mais atrito do que as superfícies padrão, o que provoca aquecimento cinético que o IRST pode ‘ver’.
A Selex-ES vai entregar os sensores a Saab para a instalação na aeronave de desenvolvimento do modelo JAS 39E. Serão tres aeronaves com as normas de produção, mas que não serão submetidas a todos os testes necessários para a qualificação completa.
FONTE: aviationweek – Tradução e edição: CAVOK