Home Atualidades Senado brasileiro aprovou o Marco Civil da Internet

Senado brasileiro aprovou o Marco Civil da Internet

por Plantão da Redação

O plenário do Senado brasileiro aprovou, na noite desta terça-feira, o projeto de lei do Marco Civil da Internet, que irá garantir a privacidade dos usuários.

Considerado uma espécie de Constituição para a web, o texto ainda deverá ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff, defensora de um controle multilateral da internet em âmbito global.

O projeto de lei já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e, nesta terça-feira, recebeu o sinal verde do Senado. A votação unânime ocorreu às vésperas do evento Net Mundial, que começa nesta quarta em São Paulo para discutir a governança mundial na Internet.

“O projeto estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores” de internet no Brasil, disse o Senado em nota divulgada em seu site oficial.

O relator do projeto, senador Ricardo Ferraço, afirmou que o texto “é uma norma legal para coibir a cooperação de empresas de internet com agências e serviços de espionagem eletrônica, como a norte-americana NSA”, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, acusada de espionar milhões de brasileiros, segundo denúncias feitas pelo ex-consultor da instituição Edward Snowden.

A evolução da tecnologia tornou mais difícil garantir a privacidade na internet, comentou o relator, mas ” [a rede] certamente estará mais protegida com as novas regras para o armazenamento e disponibilidade dos dados pessoais”, reporta a nota.

O texto estava em discussão no Congresso há anos e agora deverá ser promulgado pela presidente da República.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações