Os 205 semáforos que controlam o trânsito de Maceió serão totalmente substituídos. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) já iniciou a troca das lâmpadas. As antigas serão substituídas por outras mais econômicas e com maior durabilidade. As incandescentes serão trocadas por lâmpadas de diodo emissor de luz, conhecida como LED (light emitter diode).
A substituição começou pelas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Tomás Espíndola. Todos os semáforos, incluindo os de pedestres, destas três vias já receberam as lâmpadas novas. Na semana passada, todos os 11 focos da Avenida João Davino, no bairro de Mangabeiras, foram substituídos por lâmpadas tipo LED já no Centro, 80% das lâmpadas já receberam a tecnologia.
“Um dos principais objetivos é promover mais segurança nas vias de maior fluxo de veículos e de pedestres. Os semáforos com LED possibilitam também a economia de energia, reduzem impactos provocados pelo descarte de lâmpadas incandescentes no meio ambiente e permitem uma melhor visualização diurna e noturna”, frisa o superintendente da SMTT, Tácio Melo.
Além da praticidade, a sustentabilidade também é um ponto positivo na nova tecnologia. Segundo Fernando Ramos, coordenador de Sinalização da SMTT: “Devido à variação de corrente e o tipo de filamento das lâmpadas incandescentes, o tempo de duração é de três a cinco meses. Já a LED funciona com uma espécie de transistor que altera a voltagem e dificulta a não interrupção de energia o que gera uma economia de 80% no consumo de energia”, explica o coordenador de Sinalização.
Substituições
Tácio Melo informa que as substituições chegarão a todos os semáforos de Maceió. A recém inaugurada Avenida Josepha de Mello também é uma das importantes vias que já recebeu quatro conjuntos de semáforos para travessia de pedestres de LED em todo trecho que ultrapassa os 2 km de extensão, ligando os bairros de Barro Duro e de Cruz das Almas.
“As trocas vão depender do fluxo de veículos de determinada via, já que devemos ter o cuidado de não prejudicar o trânsito em certos horários. Durante a operação de substituição é feito o redirecionamento de foco, a conexão de fios, o que em tese demanda algum tempo”, explica o coordenador de Sinalização da SMTT, Fernando Ramos.
Ascom SMTT