Home Atualidades Segurança para ciclistas nas aberturas de portas dos Ford

Segurança para ciclistas nas aberturas de portas dos Ford

por Paulo Fernandes Maciel
segurança para ciclistas

Ford desenvolve tecnologia para evitar acidentes de ciclistas com portas abertas

A Ford apresentou na Europa uma tecnologia visando a segurança para ciclistas, para ajudar a evitar um tipo de acidente que tem se tornado comum com o aumento do número de motos, bicicletas e patinetes nas ruas:

A colisão causada pela abertura de porta de carros estacionados.

segurança para ciclistas

O “alerta de abertura de porta” emite sinais visuais e sonoros para quem está dentro e fora do veículo ao detectar que esse movimento pode gerar um acidente.

Alarme luminoso e sonoro


O sistema funciona por meio de sensores já usados nos carros da Ford para detecção de pontos cegos e frenagem automática, analisando a aproximação de veículos tanto pelo lado do motorista como do passageiro quando uma porta é aberta.

Ao detectar a possibilidade de uma colisão, ele soa um alarme e começa a piscar LEDs vermelhos instalados nas bordas do espelho retrovisor e na parte interna da porta, alertando quem passa.

Confira o vídeo:


Os engenheiros estão desenvolvendo também um mecanismo que impede temporariamente a abertura completa da porta do carro até o sistema identificar que não há ninguém no perímetro.

O motorista tem a opção de desativar manualmente esse recurso, se necessário.

A tecnologia está sendo testada para atender diferentes mercados, tanto com volante à direita ou à esquerda, assim como diferentes configurações de vias e faixas.

Convivência entre várias categorias de veículos


“Rodar em ruas movimentadas é um desafio diário de segurança para ciclistas e usuários de patinetes em grandes cidades de todo o mundo, que precisam desviar de portas abertas dos carros”.

Diz Friederike Philipsenburg, engenheiro de arquitetura de veículos da Ford Europa.

“O alerta de abertura de porta é uma das maneiras que estamos estudando para melhorar as vias para todos, sejam usuários de duas ou quatro rodas.”


FORD BRASIL


A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford e Troller e uma estrutura de três fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí.

Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA.

A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs, veículos eletrificados e veículos de luxo da Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e busca posições de liderança em eletrificação, veículos autônomos e soluções de mobilidade.

A Ford emprega aproximadamente 196.000 pessoas em todo o mundo.

Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário