Para quem gosta de olhar para o céu em busca de corpos celestes, este sábado (10) será um dia estratégico: o planeta Saturno atingirá o ponto de maior aproximação à Terra com iluminação completa do Sol. O fenômeno astronômico movimenta alguns clubes de observação neste sábado que convidam o público a ver e fotografar o planeta e suas luas. Este é o caso do Clube de Astronomia de Brasília (CasB), que realiza uma observação pública com telescópios na Praça dos Três Poderes. Em Olinda (PE), o grupo Espaço Astronomia da prefeitura da cidade promove um momento de observação na orla de Olinda, próximo à Praça Duque de Caxias.
Já a Associação Norte-Rio-Grandense de Astronomia (Anra) realiza a observação no espaço externo do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O melhor momento de observação acontece a partir das 18h, mas depende de condições climáticas favoráveis.
Leia também:
Sobre a Oposição de Saturno
O evento astronômico ocorre quando o Sol, Terra e Saturno ficam alinhados. De acordo com o Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos de Natal, Saturno ficará do lado oposto ao Sol, alinhando-se com a Terra. Assim, trata-se da melhor aproximação em relação a Terra. O Sol irá se por de um lado e Saturno surgirá do lado oposto totalmente iluminado durante a noite na Terra.
Alguns dados sobre o planeta:
- Distância média ao Sol: 1.430.000.000 Km
- Distância mínima a Terra: 1.280.000.000 Km
- Rotação em torno de seu eixo: 10,5 horas
- Translação em torno do Sol: 30 anos
- Diâmetro equatorial: 108.728 km
- Temperatura média: – 125 graus Celsus