Começa amanhã o 1° Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Internet das Coisas.
O evento será uma das principais oportunidades da agenda de investimentos e de estímulos que influenciarão o desenvolvimento do setor no País e mostra a importância da Internet das Coisas para a sociedade em geral, apresentando as mais recentes tecnologias mundiais e contribuindo para a consolidação da participação do Brasil no cenário da internet das coisas.
Segundo Gabriel Antonio Marão, presidente do Fórum Brasileiro de IoT e coordenador do Congresso, o potencial de uso da IoT é enorme e abrangente e, com as pesquisas e inovações que ocorrem a cada momento, surgem novas ideias de aplicações, antes inimagináveis e impossíveis, tais como: controle de remédios, acompanhamento de pacientes, logística em geral, processos produtivos, agricultura, carros sem motorista, estradas e avenidas inteligentes, smartgrid e smartcity.
A estimativa é que cerca de 20 bilhões de objetos estarão conectados em alguma rede até 2020. Nesse cenário, o Brasil ainda tem condições de buscar o conhecimento necessário para se tornar um player importante, desde que seja incentivado o desenvolvimento de novas plataformas, necessárias para aproximar os consumidores das aplicações.
Com o tema central “Smart World – IoT como base de um mundo melhor”, especialistas nacionais e internacionais, acadêmicos, empresários, empreendedores, políticos e representantes de instituições públicas e privadas de pesquisa e fomento se encontrarão durante dois dias para discussão das principais tendências em IoT.
O congresso está segmentado em cinco sessões:
· Grandes revoluções da IoT para transformar o mundo;
· Principais aplicações e serviços para melhorar a vida nas cidades;
· Alicerces da IoT para sustentar a inovação e o futuro;
· Governança e ecossistemas de inovação;
· Recomendações e desafios para IoT no Brasil e na América Latina.
E também abordará os considerados gargalos do setor, como: interoperabilidade, padronização, capacitação e formação de recursos humanos, disponibilidade de recursos para incentivar a pesquisa, inovação e desenvolvimento, disponibilidade de plataformas de apoio ao desenvolvimento e de infraestrutura de comunicações em padrões abertos.
A análise e discussão de políticas públicas, mostrando as ações governamentais que estão sendo realizadas, também terão espaço na agenda do evento.
Mais informações estão nos sites da Feira e do Congresso.
Serviço
IoT Latin America 2016
Data: 01 e 02 de setembro
Horário: 9h às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo/SP
Feira: entrada franca
Congresso: é pago e necessita inscrição prévia pelo site