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Saiu a lista dos selecionados da Cinesul 2013, 23 brasileiros participam

por Paulo Almeida

Cinesul 2013 divulga selecionados para mostras competitivas: 23
brasileiros e 48 internacionais

MAIS DE 920 PRODUÇÕES SE INSCREVERAM PARA CONCORRER NO FESTIVAL,
ENTRE LONGAS E CURTAS DE FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO

 

Dentre os 929 filmes inscritos para a Mostra Competitiva da 20ª edição do Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo –, 71 produções foram selecionadas para participar, divididas em longas e curtas, de ficção e documentário. Dos escolhidos, 23 filmes são brasileiros, 14 espanhóis e 12 mexicanos. Os demais são da Argentina (quatro), de Cuba (quatro), do Chile (dois), da Colômbia (dois), da Venezuela (dois), do Peru (dois), de Portugal (um), da Bolívia (um) e as coproduções Equador-Argentina–Alemanha, Brasil–EUA, Brasil-Espanha e Espanha-Equador.

São 16 longas: entre os documentários estão “Calafate, Zoológicos Humanos”, de Hans Mülchi Bremer (Chile), “Gimme the Power”, Olallo Rubio (México), “Mi Amiga Bety”, de Diana Garay (México), “Moreno”, de Virna Molina e Ernesto Ardito (Argentina), “Blackie: una vida en blanco y negro”, de Alberto Ponce (Argentina), “Mataram meu irmão”, de Cristiano Burlan (Brasil), “Retrato Peruano del Perú”, de Carlos Sanchez e Sofia Velázquez (Peru) e “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra”, de André D’ Elia (Brasil)Os longas de ficção são “Rodante”, de Ariel Soto (Bolívia), “Brecha en el Silencio”, de Luis e Andrés
Rodríguez (Venezuela), “La Cebra”, de J. Fernando León R. (México), “El Sexo De Las Madres”, de Alejandra Marino (Argentina), “A Coleção Invisível”, de Bernard Attal (Brasil), “La llamada”, de David Nieto Wenzell (Equador – Argentina – Alemanha), “Florbela”, de Vicente Alves (Portugal), “La pasión de Michelangelo”, de Esteban Larrain (Chile). Entre os médias e curtas, de ficção e doc, são 55 filmes de diversos países (Argentina, Brasil, Cuba, Espanha, México, Peru, Venezuela, Colômbia e Cuba) e as coproduções Brasil-EUA, Brasil-Espanha e Espanha-Equador, sendo a maioria produções brasileiras, 20.

Se inscreveram para essa edição do festival 97 longas de ficção, 126 longas de documentário, 469 curtas de ficção e 237 curtas de documentário, sendo 398 do Brasil,166 da Espanha e 93 da Argentina.
Os premiados serão escolhidos através de voto popular e de júri oficial. Os selecionados para as mostras temáticas serão divulgados no dia 14 de maio, através do www.festivalcinesul.com

Vitrine para a produção cinematográfica dos países de língua portuguesa e espanhola, o festival acontece no Rio de Janeiro, de 4 a
16 de junho. O Cinesul terá exibições no Centro Cultural do Banco do Brasil, Cinemateca do MAM.

OS FILMES SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA DO CINESUL 2013

DOCUMENTáRIOS LONGA-METRAGEM:

LONGA DOCUMENTÁRIO

  • Calafate, Zoológicos Humanos, de Hans Mülchi Bremer (Chile)
  • Gimme the power, de Olallo Rubio (México)
  • Mi Amiga Bety, de Diana Garay (México)
  • Moreno, de Virna Molina y Ernesto Ardito (Argentina)
  • Blackie: una vida en blanco y negro, de Alberto Ponce (Argentina)
  • Mataram meu irmão, de Cristiano Burlan (Brasil)
  • Retrato Peruano del Perú, de Carlos Sanchez e Sofia Velázquez (Peru)
  • Belo Monte, Anúncio de uma Guerra, de André D’ Elia (Brasil)

 

LONGA FICÇÃO

  • Rodante, de Ariel Soto (Bolívia)
  • Brecha en el Silencio, de Luis y Andrés Rodríguez (Venezuela)
  • La Cebra, de J. Fernando León R. (México)
  • El Sexo de las Madres, de Alejandra Marino (Argentina)
  • A Coleção Invisível, de Bernard Attal (Brasil)
  • La llamada, de David Nieto Wenzell (Equador/Argentina/Alemanha)
  • Florbela, de Vicente Alves do à (Portugal)
  • La pasión de Michelangelo, de Esteban Larrain (Chile)

CURTA FICÇÃO

  • Nubes, de Manuel Abramovich (Argentina)
  • Linear, de Amir Admoni (Brasil)
  • A Dama do Estácio, de Eduardo Ades (Brasil)
  • O Pesar da Dúvida, de Rafael Nani (Brasil)
  • A Mão que Afaga, de Gabriela Amaral Almeida (Brasil)
  • Elefante na Sala, de Guilherme Petry (Brasil)
  • Abismo, de Aleques Eiterer (Brasil)
  • Dicionário, de Ricardo Weschenfelder (Brasil)
  • Exit, de Eduardo del LLano (Cuba)
  • R, la maldita ilusión, de Carlos Ortiz (Cuba)
  • El ingenio, de Rosario Fuentenebro Yubero (Espanha)
  • AQUEL NO ERA YO, de Esteban Crespo (Espanha)
  • Libre directo, de Bernabé Rico (Espanha)
  • No tiene gracia, de Carlos Violadé (Espanha)
  • Perrito Chino, de Fran Gil-Ortega (Espanha)
  • Primerísimo primer plano genital, de David Planell (Espanha)
  • Velando a los muertos, de Sebastián Álvarez (Espanha)
  • La Luz del Mundo, de Fernando J. Martinez y Alfonso Garcia (Espanha)
  • La Primera Noche, de Eduardo Moyano (Espanha)
  • No Aguanto a tus Padres, de Javier Cano (Espanha)
  • Max, de Pere Soles y David Perez (Espanha)
  • The acrobat, de Gerardo Herrero (Espanha)
  • Dos de tres, de Paulina Rosas (México)
  • Defectuosos, de Gabriela Martinez Garza (México)
  • un domingo cualquiera, de Claudia de la Cabada (México)
  • El Jazz, de Andrés Peralta (México)
  • Lucy contra los límites de la voz, de Mónica Herrera (México)
  • Quince años, de Liliana Torres (México)
  • El último consejo, de Intandehui Jansen (México)
  • El Acompañante, de Alvaro Delgado-Aparicio (Peru)
  • Hija de Puta, de Alexandra Bas (Venezuela)

CURTA DOCUMENTÁRIO

  • O Som do Limão, de Gabriel Barrella (Brasil)
  • Cowboy, de Tarcisio Lara Puiati (Brasil)
  • Gericinó – Do Lado De Fora, de Gabriel Medeiros e Maria Clara
  • Senra(Brasil)
  • Boi Fantasma, de Rogério Nunes & José Silveira (Brasil)
  • Marias, de Wes Gondim (Brasil)
  • Dois Mundos – a busca do outro, de Luiz Eduardo Jorge (Brasil)
  • Leve-me Pra Sair, de José Agripino (Brasil)
  • Pedra da Memória, de Renata Amaral (Brasil)
  • Atenciosamente, Lo Turco, de Debora Guimarães (Brasil)
  • Bonfanti, de Adriana Nolasco & Camila Marquez (Brasil)
  • Exu – Além do Bem e do Mal, de Werner Salles Bagetti (Brasil)
  • São Paulo Miniatura, de Wiland Pinsdorf (Brasil)
  • Piove, il film di Pio, de Thiago Brandmarte Mendonça (Brasil)
  • Our World Insideout: Brazil, de Isabela Alzuguir (Brasil / EUA)
  • A Onda Traz, O Vento Leva, deGabriel Mascaro (Brasil/Espanha)
  • Tuchin, de David Covo Camacho (Colômbia)
  • Sinfonía de Mercado, de Jimena Sarmiento, Helena Salguero(Colômbia)
  • Copa y Espada, de Lourdes de los Santos (Cuba)
  • Pero la noche, de Gretel MARÍN PALACIO (Cuba)
  • Celac, un sonido para el mundo, de Jordi Abusada (Espanha)
  • Haití, tierra de esperanza, de Asier Reino (Espanha)
  • Adiós padresitos, de Javier Macipe (Espanha /Equador)
  • Yuban (tierra viva), de Yaasib Vazquez (México)
  • El Sentido de la Justicia, de Laura Salas (México)

A HISTóRIA DO CINESUL

O Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo foi criado, em 1994, no Rio de Janeiro como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil, tendo ampliado seu alcance já em sua terceira edição. Ao longo desses anos, cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos
da Península Ibérica e, desde o ano 2008, filmes em todos os suportes.

Em 2012 competiram 69 obras, sendo 17 longas-metragens – oito documentários e nove de ficção – e 52 médias e curtas-metragens – 23 documentários e 29 ficcionais – tendo sido exibidos cerca de 240 produções. Do Brasil foram 33 trabalhos, entre eles, duas coproduções uma com Portugal e uma com a Argentina. Os outros 36 foram de 12 países, sendo 13 da Espanha, seis da Argentina, três do México, dois de Cuba, dois da Venezuela, dois de Portugal, dois do Chile, dois da Colômbia, um do Equador, e três coproduções: El Salvador-México, Porto Rico-Espanha e México-Alemanha

O filme português “A Vingança de uma mulher”, de Rita Azevedo Gomes, foi escolhido pelo júri oficial o melhor longa-metragem de ficção da 19ª edição do Cinesul. “Carta para o futuro” – uma coprodução entre Brasil, Portugal e Alemanha –, de Renato Martins; e “Maria en tierra de nadie”, de Marcela Zamora, coprodução de El Salvador e México dividiram o prêmio oficial de melhor documentário. Ainda nesta categoria, o espanhol “La Plaza”, de Adriano Morán, levou menção honrosa.

Na categoria Videosul – curtas e médias-metragens – o vencedor entre os filmes de ficção foi “Les Bessones del Carrer de Ponent”, da Espanha, dirigido por Marc Riba e Anna Solanas. Entre os documentários, o premiado foi “Diálogos”, filme brasileiro dirigido por Alice Riff. As menções honrosas na categoria ficção foram para “Nuvem”, de Basil da Cunha, uma coprodução Portugal/Suíça, e para o colombiano “Benjamín en Tecnicolor”, de Ángela Tobón Ospina e Juan David Gil Palacio. O brasileiro “Elogio da Graça”, de Joel Pizzini, ganhou menção honrosa na categoria documentário.

No voto popular, os vencedores foram a ficção “La Sublevacion”, coprodução Brasil/Argentina, de Raphael Geyer Aguinaga; e o documentário espanhol “Los Ojos de la Guerra”, de Roberto Lozano Bruna. No Videosul foram premiados os brasileiros “Cárcere Privado”, de Oscar R. Júnior e Melissa Lipinski, e “Clementina de Jesus: Rainha Quelé”, de Werinton Kermes, nas categorias ficção e documentário, respectivamente

O Cinesul é fruto do trabalho da Pulsar Artes e Produção, empresa fundada pela pesquisadora e jornalista Ângela José do Nascimento, e agora dirigida pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina.

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