Home Atualidades ‘Roupas do futuro’ são criadas por impressora 3D em coleção internacional

‘Roupas do futuro’ são criadas por impressora 3D em coleção internacional

por Agência Canal Veiculação

Impressora 3D da Stratasys ajuda estilista japonês Yuima Nakazato a criar roupas futuristas para sua nova coleção em Tóquio

 

A Stratasys Ltd. (NASDAQ: SSYS), líder em fabricação de impressoras 3D e sistemas de produção para prototipagem e manufatura, anunciou que sua impressora 3D multimaterial Objet500 Connex foi utilizada para produzir peitilhos neofuturistas numerados exclusivos para a “Coleção Yuima Nakazato 2014”, lançada em 25 de julho no distrito de Minami-Aoyama em Tóquio, Japão.

O conceito da coleção é inspirado na visão do estilista japonês de 28 anos, formado pela Royal Academy of Fine Arts da Antuérpia e com mestrado em Design de Moda. Yuima Nakazato cria visões sobre um esporte neofuturista, com jovens punks de rua montados em motocicletas, jogando uma espécie de basquetebol em um estádio subterrâneo feito de dunas. Nakazato desenhou um uniforme original para este jogo imaginário e usou a impressora 3D multimaterial da Stratasys para criar peitilhos que combinam números e imagens de músculos humanos. Isso reflete sua obsessão artística pela ideia da “roupa como extensão do corpo”.

Sun Junjie, outro jovem estilista colaborador deste projeto, trabalhou para dar forma à visão criativa de Nakazato. Para isso, usou software CAD 3D e a impressora 3D multimaterial da Stratasys. A partir da modelagem de uma fibra muscular para os peitilhos, ele utilizou simultaneamente materiais tipo borracha e transparente a fim de obter peças com características transparentes, macias e flexíveis. Depois, elas foram tingidas para obter o visual e a textura desejados.

“Sem a tecnologia de impressão 3D multimaterial Objet500 Connex, nunca teria sido possível fazer essas geometrias complicadas em tão pouco tempo. Fiz duas ou três iterações de design com o auxílio de protótipos para cada peça antes de terminá-las”, declarou Sun. “A Objet500 Connex é perfeita para este tipo de manufatura criativa e iterativa. Ela oferece impressão em 16 mícrons com uma precisão impressionante e uma capacidade de usar vários materiais e variedade de escolha de materiais”, complementa.

“As tecnologias inovadoras nos permitem ir além dos limites tradicionais.
Elas não só mudam a realidade, como também o mundo da imaginação”, explica Sun.

Yuima Nakazato começou sua carreira em 2009 com sua primeira coleção em Paris. Desde então, tem sido homenageado com prêmios e reconhecimentos, como o prêmio Coccodrillo de calçados e do prêmio International Talent Support
Vertice Award for Innovation, conferido pela empresa de Ann Demeulemeester, a BVBA 32. Sua fama profissional se consolidou quando criou <https://www.facebook.com/photo.php?fbid=137142906376286&set=a.1371427797096
32.31088.137093489714561&type=3&theater> figurinos para shows de Lady Gaga e <https://www.facebook.com/media/set/?set=a.137160896374487.31091.13709348971 4561&type=1> peças para a turnê mundial de Fergie.

Nakazato é da mesma opinião de Sun em relação à impressora 3D. “A impressora 3D está revolucionando a indústria. Tradicionalmente, a confecção de um vestido é uma rápida combinação de planos e tecidos para criar formas 3D. No
entanto, com a disponibilidade, no futuro, de materiais mais avançados –materiais que tenham o toque de um tecido, mas que tenham sido feitos por uma impressora 3D –, poderemos criar vestidos de vários modelos instantaneamente, no momento em que os imaginarmos”, diz o estilista.

“Às vezes recebo um pedido urgente dos Estados Unidos de uma cliente: Caixa de texto: Peitilhos vermelhos neofuturistas criados por Yuima Nakazato para
sua Coleção 2014, impressos em 3D em uma impressora 3D Objet500 Connex da Stratasys.Fotografia de Yasunari Kikuma
‘Preciso do vestido hoje’ ou ‘Tenho uma cerimônia de premiação amanhã’.
Atualmente, não teríamos como assumir esse compromisso com a cliente, pois levaria dias para confeccionar a peça e enviá-lá de Tóquio para Hollywood. No entanto, no futuro, quando começarmos a confeccionar vestidos com
impressoras 3D, só precisaremos enviar os arquivos com as criações em 3D por e-mail. Ela poderá imprimir o vestido em 3D em Hollywood e usá-lo no tapete vermelho no dia seguinte”, conclui Nakazato.

Aya Yoshizawa, gerente de marketing da Stratasys do Japão, declarou: “O talento ímpar de Yuima Nakazato em alta costura está evidente nesta coleção.
Podemos ver aqui mais um exemplo da tecnologia de impressão em 3D possibilitando criações artísticas exclusivas. Na indústria da moda, particularmente, a necessidade de manufatura de um estilista não se limita à geometria, mas inclui também a qualidade de textura. A impressora 3D multimaterial Objet500 Connex é capaz de atender a qualquer necessidade e ajudar visionários como Nakazato a dar forma à sua imaginação”, comenta.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações