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Ranking BrandZ™ das 50 marcas mais valiosas e mais fortes do Brasil completa 10 anos e divulga as vencedoras de 2016

por Agência Canal Veiculação

  • Skol é a marca mais valiosa pelo quarto ano consecutivo, enquanto Bradesco é a campeã da década

  • Google retoma a liderança das marcas mais fortes em 2016; já Coca-Cola é a grande vencedora de todas as edições

São Paulo, 16 de maio de 2016 – A Millward Brown Vermeer divulga o ranking BrandZ™ das 50 marcas mais valiosas e mais fortes do Brasil em 2016, que chega a sua décima edição. O estudo, encomendado pelo grupo de comunicação WPP, é o único que combina informações financeiras com a opinião de consumidores (acima a relação de 2015).

Pelo quarto ano consecutivo a Skol é marca mais valiosa do Brasil. Na sequência estão Brahma, Sadia, Bradesco e Itaú. “Percebemos poucas mudanças no estudo desse ano com relação ao ano passado. Isso demonstra que as empresas continuam em seu propósito de marca e entregando valor para os seus acionistas”, afirma Eduardo Tomiya, diretor-geral da Millward Brown Vermeer no Brasil.

Em comemoração aos 10 anos de ranking, o BrandZ™ também calculou o desempenho das marcas desde a sua primeira edição. Na década, o grande vencedor é o Bradesco. O banco é seguido ainda por Itaú, Petrobras, Skol e Banco do Brasil.

O Google assumiu novamente o topo do ranking de marcas mais fortes, que havia perdido para o Facebook no ano passado. A lista das cinco marcas mais fortes em 2016 é completa por Trident, Omo e Coca-Cola.

Já quando analisamos todos os estudos feitos no Brasil, a marca mais forte da década é a Coca-Cola, com 100 pontos, seguida de Omo, Trident, Colgate e Johnnie Walker.

Confira a lista das mais valiosas abaixo:

Sobre o BrandZ

O estudo BrandZ™ das 50 marcas mais valiosas do Brasil, que completa 10 anos, é parte da galeria de rankings do BrandZ que também inclui BrandZ das 100 marcas mais valiosas do mundo, BrandZ das 50 marcas mais valiosas da América Latina, BrandZ das marcas mais valiosas da China e BrandZ das marcas mais valiosas da Índia.

Metodologia

A percepção do consumidor é crucial, já que as marcas são uma combinação do seu desempenho em negócios, seus produtos e a clareza de seu posicionamento e liderança. São levadas em consideração também análises rigorosas de suas informações financeiras, avaliações de mercado, relatórios de analistas e perfis de risco.

Os critérios para seleção das marcas incluídas no ranking foram:

  • Ser caracterizada como uma marca local brasileira (seja originária do Brasil ou com uma parte relevante de seus negócios em território nacional);
  • Ser propriedade de uma empresa de capital aberto;
  • A empresa de capital aberto proprietária deve reportar lucro positivo;

Sobre a Millward Brown

Millward Brown é a agência de pesquisa de mercado líder global em avaliação publicitária, comunicação estratégica, mídia e Brand Equity. A Millward Brown ajuda a seus clientes a desenvolver suas marcas através de uma análise completa apoiada por estudos e soluções quantitativas e qualitativas. Entre suas práticas globais especializadas, estão a Millward Brown Digital (líder em eficiência e inteligência digital), Firefly Millward Brown (rede global qualitativa), Práticas de Neurociência (utilizando a neurociência para aperfeiçoar o valor das técnicas tradicionais de Pesquisa) e Millward Brown Vermeer (consultoria estratégica que ajuda as empresas a maximizar seus retornos sobre o investimento em marcas e marketing). A Millward Brown opera em mais de 55 países e é parte da Kantar, divisão de inteligência de mercado do Grupo WPP.

Sobre a WPP

A WPP é o maior grupo de comunicações do mundo, com faturamento de US$ 72,3 bilhões e receitas de US$ 17,3 bilhões em 2013. Por meio de suas empresas, o grupo fornece um amplo leque de serviços que inclui Publicidade e Gestão de Investimentos em mídia, Inteligência de Mercado, Relações Públicas e Assuntos Públicos, Relações Institucionais, Branding e Identidade de Marca, comunicação especializada na área de Saúde, Marketing Direto, Digital, Promocional e de Relacionamento, entre outros. A empresa conta com 175.000 colaboradores (incluindo associadas) em mais de 3.000 escritórios em 110 países. Para mais informações, visite www.wpp.com.

WPP na América Latina

Nossas empresas WPP têm presença na América Latina há quase 100 anos. Hoje, mais de 20.000 profissionais da WPP trabalham em São Paulo, Rio de Janeiro, Cidade do México, Buenos Aires, Córdoba, Santiago, Bogotá, Lima, Caracas e muitas outras cidades, entregando a nossos clientes um serviço inigualável por meio de Publicidade, Marketing, Gestão de Investimentos em Mídia, Shopper Marketing, Relações Públicas e Relações Institucionais, Inteligência de Mercado, ativações, estudos sobre o consumidor e tecnologia digital. Em parceria com nossos clientes auxiliamos no desenvolvimento de conhecimento, insights e tudo o que seja necessário para ajudá-los a construir marcas de valor sustentável na região.

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