Home Atualidades Protótipo do satélite Global Xpress da Inmarsat apresenta resultados positivos durante testes

Protótipo do satélite Global Xpress da Inmarsat apresenta resultados positivos durante testes

por Plantão da Redação

AInmarsat<http://www.inmarsat.com/> (LSE:ISAT.L), líder mundial na prestação de serviços de comunicação móvel via satélite, divulgou os resultados positivos dos testes realizados com o primeiro protótipo integralmente montado do satélite Inmarsat-5, que obteve êxito nos testes mecânicos realizados na fábrica da Boeing em El Segundo, Califórnia. O satélite – um dos três que compõem a rede de banda larga KA chamada de Global Xpress – passará por uma nova fase de testes enquanto prosseguem as preparações para seu lançamento no fim desse ano.

Nesse teste recente, foi realizada uma simulação de lançamento projetada para expor a nave espacial às condições ambientais a que estará sujeita durante o lançamento real. “Este é um marco importante do ciclo de construção da espaçonave, à medida que avançamos e nos aproximamos do dia do lançamento”, afirma Franco Carnevale, vice-presidente da divisão de Satélites e Veículos de Lançamento da Inmarsat. “Expor o satélite à essa experiência nos permite saber com certeza que o equipamento estará apto a suportar as condições reais do lançamento”.

Durante o processo de testes, foi empregado um poderoso agitador (shaker) para simular as vibrações induzidas pelo arranque do motor do foguete, bem como o “desligamento” no estágio de separação. Além disso, uma câmara reforçada com concreto projetou ondas acústicas sobre a espaçonave, muito semelhantes às que afetarão o foguete e sua carga durante o lançamento. Após a realização dessas etapas, todos os apêndices mecânicos do foguete foram instalados e testados.

O satélite Inmarsat-5 obteve êxito em todos esses testes e simulações. Ele passará agora à fase seguinte, na qual será submetido ao vácuo espacial e às imensas variações de temperatura que sofrerá em órbita, concebida para garantir a confiabilidade operacional do satélite, que ficará ativo por um período de mais de 15 anos.

Atualmente em desenvolvimento pela Boeing & Space Intelligence Systems, o segundo e o terceiro satélites Inmarsat-5 também serão submetidos aos mesmos testes antes de seu lançamento.

“A cada teste realizado, completamos mais uma etapa do processo e nos aproximamos do lançamento dos satélites que estabelecerão a primeira rede global em banda larga Ka via satélite”, concluiu Carnevale.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações