De 8 a 30 outubro, o Projeto Guri – programa de educação musical, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – homenageia as crianças, com programação aberta ao público e gratuita, em quatro cidades próximas a Jundiaí: Águas de Lindóia, Santo Antônio de Posse, Santo Antônio do Jardim e Campinas.
Santo Antônio de Posse abre as celebrações com uma apresentação especial da camerata de cordas friccionadas do polo e dos coros infantil e juvenil, na qual, participam 80 alunos, no Centro Múltiplo do Idoso, às 14h.
Já em 12 de outubro, segunda-feira, o polo de ensino do Projeto Guri em Santo Antônio do Jardim comemora também o Dia de Nossa Senhora da Aparecida, com apresentação de 20 alunos de canto coral, no salão paroquial da Igreja Rita Maria de Jesus, às 18h.
Em Águas de Lindoia, mais de 30 alunos do Projeto Guri de canto coral recebem, no dia 25 de outubro, domingo, na Praça do Forró, visitantes e convidados para uma apresentação especial. O evento começa às 13h e comemora a 10ª edição do Brincando na Praça – Dia das Crianças, com muita música brasileira.
As homenagens ao mês da criança continuam em Campinas onde acontece o Encontro e Vivências, nos dias 17 e 30 de outubro, no polo de ensino Nelson Mandela, patrocinado pela CCR AutoBAn, às 16h e às 15h, respectivamente. No dia 17 de outubro, a apresentação instrumental fica por conta da camerata de violões do polo do Projeto Guri de Campinas ao lado da camerata de violões de Franca. Já no dia 30, os 40 alunos de violão Strinberg, viola caipira e percussão de Campinas tocam músicas eruditas e popular brasileiras.
Serviço:
Semana da Criança – Projeto Guri região de Jundiaí
Apresentação do Projeto Guri – Santo Antônio de Posse
Data: 8/10, 5ª feira
Horário: 15h
Local: Centro Múltiplo do Idoso – Rua Pref. Pedro Ferreira Alves, 175
Aberto ao público e gratuito
Apresentação do Projeto Guri – Santo Antônio do Jardim
Data: 12/10, 2ª feira
Horário:18h
Local: Salão Paroquial – Rita Maria de Jesus, Centro
Aberto ao público e gratuito
Apresentação do Projeto Guri – Águas de Lindóia
Data: 25/10, domingo
Horário: 13h
Local: Praça do Forro – Rua Campinas s/n
Aberto ao público e gratuito
Apresentação do Projeto Guri – Campinas
Data: 17/10, sábado e 30/10, 6ªfeira
Horário: 16h e 15h, respectivamente
Local: Polo de Ensino Nelson Mandela – R Carmen de Angelis Nicoletti, S/N – DIC V – Campinas
Aberto ao público e gratuito
Projeto Guri – www.projetoguri.org.br
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CCR Autoban, Sky, Duke Energy, Banco Votorantim, Microsoft, Arteris, Grupo Maringá, GRUPO BB E MAPFRE, Magazine Luiza, EMS, Supermercados Tauste, CCR SP Vias, Mercedes-Benz, Capitale Energia, Pirelli, Capuani, Pinheiro Neto, Catho, Cipatex, PPE Fios, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e Inforshop, ACIF e UNORP.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclado e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Aproximadamente 47 mil alunos são atendidos por ano, em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os cerca de 370 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 600 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
A Associação Amigos do Projeto Guri foi fundada em 1997, no intuito de apoiar a captação de recursos e realização de eventos do Projeto Guri. Em 2004, a Amigos do Guri foi qualificada como Organização Social de Cultura e assumiu integralmente a gestão do Projeto Guri. A partir de 2008, passou a gerir apenas os polos de ensino do interior e litoral do estado (incluindo os polos da Fundação CASA). Além do Governo do Estado de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar.