ESET alerta para golpe online que usa informações da Copa do Mundo para roubar dados de brasileiros
O phishing oferece a oportunidade de assistir ao “jogo da sua vida”, mas tem o intuito de roubar dados bancários para inscrição no sorteio
Os pesquisadores do laboratório da ESET América Latina, fornecedora de soluções para segurança da informação, identificaram um novo golpe virtual que está afetando internautas brasileiros. Na ação, os cibercriminosos utilizam um e-mail falso (imagem abaixo) no qual sugerem que o usuário participe de um suposto concurso para assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014, realizado por uma grande empresa de tecnologia. A mensagem solicita que o usuário cadastre-se para ser um dos dois mil torcedores premiados.
Ao clicar no suposto link para a promoção, o usuário é levado a uma nova página para se cadastrar. Nela, o internauta tem de preencher dados cadastrais, incluindo informações bancárias, conforme imagem a seguir.
Falsa tela de cadastro
Na prática, todas as informações bancárias são enviadas para o cibercriminoso, que passa a utilizar esses dados para praticar crimes virtuais.
Código fonte da tela de cadastramento apresentando o phising
É importante ressaltar que a empresa de tecnologia citada no falso e-mail está promovendo um sorteio real, no qual oferece dois mil ingressos para a Copa do Mundo, o que tem confundido os internautas.
“Esse golpe serve de alerta para os usuários. Com a aproximação da Copa do Mundo e o interesse das pessoas em obter ingressos virtuais, deve ocorrer um aumento no número de golpes online que utilizam o tema da Copa para roubar dados dos internautas”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “A nossa recomendação é que as pessoas só acessem links de e-mails confiáveis, nunca divulguem dados pessoais ou bancários sem ter total certeza do destinatário e sempre verifiquem se estão acessando sites seguros – que comecem por endereços com HTTPS://. Além disso, é importante ter uma solução proativa de segurança instalada no computador e dispositivo móvel e mantê-la sempre atualizada”, complementa.
Sobre a ESET
Fundada em 1992, a ESET é uma fornecedora global de soluções de segurança que provê proteção de última geração contra ameaças virtuais. A empresa está sediada na cidade de Bratislava (Eslováquia), com centros de distribuição regionais em San Diego (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina) e Singapura, e com escritórios em São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Praga (República Chega) e Jena (Alemanha). A ESET conta ainda com Centros de Pesquisa em nove países e uma ampla rede de parceiros em mais de 180 localidades.
Desde 2004, a ESET opera na América Latina, a partir de Buenos Aires, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.
Além de seu produto mais conhecido, o ESET NOD32 Antivírus, desde 2007, a ESET oferece o ESET Smart Security, uma solução unificada que utiliza a multipremiada proteção proativa. As soluções ESET oferecem aos clientes corporativos o maior retorno sobre investimento (ROI) da indústria, ao garantir uma alta taxa de produtividade, velocidade de exploração e um uso mínimo de recursos.
Para mais informações, acesse a sala de imprensa da ESET www.eset.com.br/imprensa, o site www.eset.com.br, o blog http://blogs.eset.com.br/laboratorio/, ou acompanhe a ESET nas redes sociais: https://www.facebook.com/EsetBrasil e https://twitter.com/eset_brasil