Home Atualidades Placa Mercosul tem sua implantação no Brasil

Placa Mercosul tem sua implantação no Brasil

por Paulo Fernandes Maciel
placa Mercosul

Placa Mercosul? O que muda?

A placa Mercosul ou seja no padrão compatível com o Mercosul já está sendo implantada no Brasil por algumas razões alegadas pelas autoridades.

A placa do seu carro funciona como uma identificação, seja para facilitar a fiscalização, para se registrar na zona azul digital São Paulo, seja para encontrar seu carro em caso de roubo.

Por isso, é importante saber quais são as mudanças que a placa Mercosul traz.

placa Mercosul
FORD FOCUS RS É ELEITO CARRO DO ANO 2017 E CONQUISTA PRÊMIO

De acordo com o Detran, o principal motivo para mudar as placas atuais é que o padrão utilizado hoje impossibilitaria a criação de novas sequências de letras e números dentro de dois anos.

O plano é que, primeiro, se faça o emplacamento dos carros zero quilômetro vendidos e dos que forem transferidos de município já com as novas placas.

Por fim, todos terão que modificar suas placas, mudando o registro na zona azul digital SP e todos os meios de fiscalização.

Mudanças nas placas de carro

As novas placas de carro contam com um novo padrão de combinação de letras e números.

Além disso, elas têm uma faixa azul e a bandeira do Brasil.

A principal mudança, no entanto, é a adição de um QR Code e um chip com sensor de radiofrequência, ambos para ajudar na localização e evitar falsificações de veículos.

O chip funciona como um sensor, ativado quando o veículo se aproxima de lugares específicos, como as fronteiras entre os países.

Também há uma mudança no sistema de cores: as placas de veículos oficiais serão azuis, as de veículos diplomáticos serão douradas e as placas de carros de coleção serão prateadas.

Não se esqueça de que a mudança das placas deve ser feita não apenas nos veículos, mas em todos os registros, como na zona azul digital SP.

Não apenas na zona azul digital de São Paulo, mas nos registros do país todo, as novas placas são uma maneira de manter uma boa fiscalização e de garantir mais segurança para todos os motoristas do Mercosul.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações