Para acelerar suas produções de curta e longa-metragem animadas por computador, a Pixar Animation Studios está licenciando um conjunto de tecnologias NVIDIA relacionadas àrenderização de imagens. O anúncio foi feito hoje pelas duas empresas.
O acordo de licenciamento estratégico de vários anos fornece à Pixar acesso aos métodos de renderização quasi-Monte Carlo (QMC) da NVIDIA. Esses métodos podem tornar a renderização mais eficiente, especialmente quando habilitadas por GPUs e outras arquiteturas de computação maciçamente paralelas.
“A NVIDIA e a Pixar vêm trabalhando juntas há anos para melhorar os fluxos de trabalho na criação de conteúdo”, disse Steven Parker, vice-presidente de engenharia e CTO de tecnologia de renderização da NVIDIA. “Com a tecnologia de amostragem do QMC da NVIDIA, a Pixar pode acelerar seu processo criativo enquanto continua a produzir imagens visuais e animações nos mais altos padrões.”
“A Pixar há tempos tem usado a tecnologia de GPU da NVIDIA para expandir os limites daquilo que é possível no processo de animação e produção de filmes”, disse Steve May, vice-presidente e CTO na Pixar. “A implementação do QMC específico da NVIDIA tem o potencial de melhorar a funcionalidade de renderização e reduzir significativamente o tempo gasto com renderização.”
Como parte do acordo, a NVIDIA também fornecerá a tecnologia ray-tracing para o projeto OpenSubdiv da Pixar, uma iniciativa de código aberto para promover a avaliação de superfícies de subdivisão de alta performance em arquiteturas de GPU e CPU maciçamente paralelas. Isso habilitará a renderização de superfícies de subdivisão Catmull-Clark complexas em animações com precisão nunca vista até então.