Pesquisa da Big Data Corp. mostra que, dos e-commerces brasileiros que fecham as portas, muitos o fazem poucos meses depois da sua inauguração
Com um faturamento que ultrapassou os R$30 bilhões em 2013, o e-commerce é frequentemente visto como uma alternativa viável ao empreendedorismo. Contudo, a aparente facilidade oferecida pelo universo virtual é posta a prova já nos primeiros meses de operação, levando várias e-lojas a fecharem as portas com apenas 3 meses de atividade, conforme indica um estudo realizado pela Big Data Corp.
“Comparado a um estabelecimento físico, o e-commerce é muito tentador. As barreiras de entrada são pequenas e em poucos dias é possível montar uma e-loja e começar a operar. Dada essa facilidade, muita gente resolve se aventurar. O desafio não está em abrir, mas sim em manter o negócio ativo”, explica Thoran Rodrigues, CEO da Big Data Corp.
Os motivos que levam uma loja virtual ao encerramento são inúmeros: a falta de planejamento e profissionalização da equipe, a competição acirrada e a ausência de um mercado consumidor forte são alguns deles. Além de motivos relacionados à gestão do negócio, outros podem ser citados: lojas ou ações de venda temporárias realizadas por empresas e marcas e plataformas criadas para teste de mercado são alguns exemplos.
Realizada através da ferramenta Big Web, a pesquisa mapeou mais de 35 milhões de sites, dos quais 450 mil são e-lojas no Brasil. Um e-commerce adquire status de desativado quando para de ser acessado, atualizado ou receber qualquer tipo de interação por um período superior a 1 mês.
Sobre a BigData Corp:
A BigData Corp. foi fundada com o objetivo de viabilizar o trabalho com Big Data nos seus clientes através da automação da produção de bens de informação, oferecendo serviços que automatizam diferentes partes do trabalho com dados, como a coleta, tratamento e organização de grandes volumes, estruturados ou não, que estão disponíveis nas mais diversas fontes, de listas telefônicas on-line à sites na internet e redes sociais. Conheça mais sobre a empresa e as soluções oferecidas acessando o site www.bigdatacorp.info