Home Atualidades Otimização na automação da indústria papeleira

Otimização na automação da indústria papeleira

por Paulo Fernandes Maciel
Projetto automação em papeleiras

Valmet moderniza automação da Oji Papéis Especiais

A Valmet instalou um novo Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD) na caldeira a gás, automação no tratamento de água e efluentes da fabricante de origem japonesa Oji Papéis Especiais, localizada em Piracicaba (SP).

Projetto automação em papeleiras

A solução – denominada Valmet DNA – foi fornecida após minucioso levantamento de campo a fim de garantir a substituição do sistema em um curto espaço de tempo e em linha com todos os requisitos de segurança.

 

Projeto foi realizado em uma parada única de 72 horas sem comprometer a atividade fabril do cliente

Seu diferencial é a vasta biblioteca com “templates” de malhas lógicas e telas gráficas, que garante eficiência de engenharia, e um software já consolidado proveniente de uma base instalada com mais de 4.500 sistemas entregues ao redor do globo.

Outra vantagem é o sistema replay de tela de operação, no qual é possível voltar no tempo para identificar na tela algo que possa ter ocorrido em meses anteriores e até mesmo rodar vídeos da tela, operando em algum período do passado.

“Na definição de um plano diretor de automação, a Valmet se mostrou um player interessante devido à possibilidade de integrar as suas soluções.”

Afirmou Alessandro Rodrigues Frias, consultor de projetos da Oji Papéis Especiais.

Um dos desafios do projeto de automação foi o prazo.

A substituição de todo o sistema foi realizada em uma parada única de 72 horas em que a Valmet cumpriu todos os padrões definidos para os equipamentos e virtualização.

Um dos diferenciais da Valmet foi a implementação das ferramentas de gerenciamento de ativos (FDM – Field Device Manager) e do historiador (TEA – Trend, Events and Archive) com êxito.

Um outro fator de sucesso do fornecimento foi a realização de um TAF (Teste de Aceitação de Fábrica) bem feito, que mitigou surpresas durante o start-up do projeto.

 

Eficiência na partida

“Trabalhamos de maneira bastante planejada junto à Valmet para que a partida do sistema fosse o mais eficiente possível.

A Valmet nos suportou de forma bastante consultiva, entendendo as necessidades e os desafios desse projeto de automação.

Com isso, o cumprimento do prazo e a manutenção da qualidade puderam ser atingidos de modo bem-sucedido”, avalia Frias.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, com mais de 220 anos de história e 12.000 funcionários.

No Brasil, a Valmet está presente com três unidades.

A gestão da Valmet na América do Sul está concentrada na unidade de Araucária-PR, com o suporte das unidades de Sorocaba-SP, Belo Horizonte-MG, Santiago e Concepción, as duas últimas no Chile.

Mais informações em: https://www.valmet.com.br

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações