A União Internacional das Telecomunicações (UIT) elabora uma norma que oferece velocidade de 1Gb/s através de linhas telefônicas de cobre. Batizada de G.fast, ela permite utilizar a infraestrutura de fios já existente para performances que se equivalem à fibra ótica por um custo menor e pode entrar em vigor em 2014.
A comunicação se articula para o teste que vai verificar a viabilidade de aprovar a norma da G.fast no início de 2014. A velocidade de 1Gb/s pode, em teoria, ser possível nas linhas telefônicas já existentes em fios de cobre com até 250m de comprimento.
A norma não exigiria nenhuma assistência exterior, tornando os consumidores aptos a fazerem a instalação sem a necessidade de acompanhamento. Para os fornecedores dos serviços, isso significa maior velocidade na adesão.
A alta velocidade da conexão permite fazer streaming de programas em altíssima definição, transferir arquivos pesados para nuvens de armazenamento e facilita a comunicação entre usuários.
Segundo a UIT, grandes fornecedores de serviços afins e fabricantes de circuitos integrados participam dos trabalhos de implementação da G.fast.
Agence France-Presse