Home / Atualidades / Minimercados são empreendimentos compactos e lucrativo

Minimercados são empreendimentos compactos e lucrativo

Dicas para montar um minimercado

Quem está procurando por alternativas para montar um negócio próprio, pode encontrar nos minimercados, também conhecidos como mercearias, um meio assertivo de conseguir lucro.

Minimercado padrão

Entrar no ramo de alimentos e bebidas no atacado, ou até mesmo no varejo não é para qualquer um, por este motivo, hoje, trouxemos algumas dicas de como montar uma mercearia.

Continue lendo nosso conteúdo e descubra mais sobre esta área promissora:

 Logomarca Webfoco   overBR

Definição do modelo de negócio

Entender o cenário de atuação das mercearias é muito importante para ter uma ideia da importância deste modelo de negócio no Brasil.

Os minimercados são empreendimentos de pequeno porte

. Conhecidos como mercearias de bairro, mas com grande potencial de venda, esse tipo de estabelecimento é o segundo maior segmento em número de pequenos negócios, com 416 mil unidades no país.

Dados de uma pesquisa do Sebrae, sobre o assunto, indicam ainda que os minimercados representam 6% do PIB do país, com faturamento anual que pode chegar até R$ 4 milhões.

Este tipo de negócio possui algumas particularidades, como por exemplo, o armazenamento dos produtos no atacado em gôndolas e prateleiras, reposição rápida de produtos e diversidade de marcas.

Confira algumas dicas de como montar um minimercado:

mercearia padrão

mercearia

Dicas importantes

 

Ainda que você esteja se perguntando como montar uma mercearia pequena, saiba que você não estará livre de contratar o serviço de um contador.

Este profissional vai ser capaz de te dar orientação sobre a documentação necessária  para regularizar e viabilizar  seu negócio.

 

Após escolher um local estratégico para montar uma marcenaria, pense em como será feita a exposição dos produtos e divisão de setores.

Separar produtos de limpeza dos alimentos é requisito.

minimercado montado

minimercado padrão vazio

Corredores desimpedidos

 

Corredores amplos e espaçosos são ideais para promover acessibilidade e garantir o fluxo de pessoas.

Não se esqueça de adquirir geladeiras, caixas e outros equipamentos para garantir uma boa operação em seu estabelecimento.

Mesmo funcionários que tenham experiência em atendimento ao clientes precisam receber um treinamento prévio sobre a forma como atender o público-alvo do seu negócio.

Antes da inauguração, reúna todos os envolvidos, faça simulação e dê direcionamentos claros sobre como atender o cliente de acordo com as políticas de sua empresa.

 

Escolha de atacadistas

Na hora de comprar produtos no atacado, nada de perder tempo ligando de empresa em empresa para fazer cotações de produtos.

Além de ser um trabalho árduo, a resposta sobre os preços de produtos no atacado quase nunca vem na mesma hora.

Portanto, use as plataformas de compras online.

Estamos falando de um novo modelo de site de compras no atacado para mercearia.

Essas plataformas de compras no atacado  reúnem os melhores fornecedores de bebidas e distribuidores de alimentos em um único ambiente para negociar com empreendedores.

A grande vantagem é que você economiza tempo e dinheiro, com cotações rápidas, formas de pagamento flexíveis e grande variedade de produtos em um só lugar.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*