Enquanto os governos continuam sem trabalhar efetivamente na inclusão digital nas cidades brasileiras, a iniciativa privada vai tomando conta desses gargalos que certamente não serão resolvidos tão cedo. O novo projeto da Microsoft é um exemplo dessas ações. A empresa anunciou ontem que iniciará o mapeamento das favelas do Rio de Janeiro.
Segundo informações divulgadas no blog oficial da companhia, o principal objetivo é auxiliar as comunidades e comerciantes a se inserirem no mundo da internet, o que certamente trará vantagens futuramente, tanto para a economia como para o estilo de vida dos moradores.
O projeto será discutido no Global Innovation Summit, evento que reúne na Califórnia ONGs e governantes e que abordará diversas soluções que podem ser implantadas em locais que ainda precisam de desenvolvimento econômico, social e tecnológico.
Essa ação no Rio de Janeiro também pode ser importante para a Microsoft para a expansão do Foursquare, no qual a empresa acaba de investir US$ 15 milhões.