Novo Marketing: entenda as mudanças nos últimos anos
Você e sua empresa estão preparados para o Novo Marketing, o Marketing 5.0 ?
Se não, é hora de começar a pensar em mudar essa situação para conquistar os melhores resultados possíveis no seu negócio.
Uma das principais características do Novo Marketing, também chamado de Marketing 4.0, é que as mudanças são velozes, o trabalho deve ser feito em tempo real e os resultados medidos o tempo todo.
Se não há tempo a perder, então você não pode esperar muito. Por isso, trate de ler o artigo abaixo para se preparar e não perder nenhuma oportunidade!
Qual era o panorama do Marketing até o momento?
Até os últimos anos, o panorama do Marketing era relativamente simples de entender: as agências de marketing eram contratadas, elaboravam campanhas com peças para a televisão, jornal e revistas e divulgavam os conteúdos.
As mudanças desse tipo de sistema aconteciam mais no conteúdo do que no formato das peças publicitárias. Por exemplo, o grande foco do Marketing 3.0 era o fato de que as empresas deveriam ter preocupações de branding e responsabilidade social, indo além apenas da preocupação com vendas.
Quais foram as mudanças do Marketing 4.0?
Foi a partir do começo da década de 2010, mas com mais foco a partir de 2014, 2015, que as tecnologias do Marketing 4.0 evoluíram e apareceram com maior foco para empresas de todos os tipos e tamanhos.
As principais mudanças do Marketing atual foram a apresentação de ferramentas digitais, como as redes sociais, o Google e a popularização em massa da Internet.
As novidades permitiram o surgimento de um novo tipo de empresa especializada em publicidade: a agência de Marketing Digital.
Esse tipo de agência é focada no trabalho com as ferramentas do Marketing 4.0, como os links patrocinados, gestão de redes sociais, link building, SEO e outras técnicas para utilizar ao máximo o poder da Internet em favor de sua empresa.
Os resultados são impressionantes. Tanto é assim que investir em Marketing Digital já é considerado uma necessidade para empresas de todos os tamanhos, não apenas um luxo ou uma estratégia para ganhar vantagem de competição.
O que esperar do Novo Marketing 5.0?
Com o passar dos tempos, novas transformações digitais ocorreram na área e o que vemos hoje é o surgimento do Novo Marketing 5.0, um conjunto de novas técnicas e ideias para obter os melhores resultados no mercado.
O que mudou e está mudando nesse momento? O que esperar? Em primeiro lugar, é necessário compreender que o Novo Marketing não anula o que veio anteriormente, mas sim uma evolução do que costumávamos fazer.
Por exemplo, o uso do Google Ads, do Facebook Ads e das ferramentas de SEO, link building, gestão de redes sociais e outros continuam em pleno funcionamento.
O que muda é a adição de novas técnicas, novas ferramentas e novos conceitos para expandir os resultados obtidos por uma agência de Marketing Digital.
Veja abaixo algumas das novidades do Novo Marketing!
Big Data
Uma das grandes novidades do Marketing 5.0 é o uso do Big Data, quantidades absurdas de dados e informações coletadas sobre os consumidores.
Com base nessas informações, é possível estabelecer campanhas eficazes e com maior taxa de satisfação para todos.
Comunidades
Um dos focos do novo Marketing é a criação de comunidades ao redor de produtos, serviços e empresas. Por isso, um dos principais cargos das agências de Marketing Digital atualmente é o Community Manager.
Trata-se de um profissional que tem o dever de estimular o crescimento e engajamento orgânico da comunidade ao redor de uma empresa e moderar os conteúdos postados por lá.
Machine Learning
O avanço tecnológico é o que permite que um novo Marketing surja. Nesse caso, o Machine Learning e a Inteligência Artificial são as grandes revoluções tecnológicas da década, permitindo maior eficácia na automação de uma série de funções.
Com isso, o Marketing 5.0 é mais rápido, mais eficiente, mais barato e mais abrangente do que nunca, capaz de produzir resultados de alta performance até para pequenas empresas.
Análise de Sentimentos
As novidades tecnológicas da década permitem que as empresas possam obter informações que antes eram inacessíveis. Um exemplo disso é o índice de sentimentos dos seguidores e consumidores.
Por exemplo, será que a sua empresa é vista como “legal” ou algo que dá “raiva” nas pessoas?
Com o Machine Learning e Big Data, é possível coletar e analisar em pouco tempo as mensagens dos usuários e identificar os principais sentimentos contidos ali.
Com isso, a estratégia de Branding pode trabalhar de modo a modelar a sensação das pessoas e alcançar aquela percepção que a companhia sempre quis.
Como deu para ver, o Novo Marketing apresenta uma série de funções e novidades incríveis, todas com o poder de transformar o mercado e levar a sua empresa para um cenário maior.
Se você ficou interessado nas mudanças que estão acontecendo no momento, deixe um comentário abaixo dizendo qual delas é a mais interessante para você!