Pesquisadores da Microsoft Ásia em parceria com colegas do Instituto de Tecnologia da Computação da Academia Chinesa de Ciências, se uniram para usar o Kinect para Windows em um dispositivo capaz de reconhecer e traduzir a linguagem dos sinais.
O sistema já é capaz de reconhecer a maioria dos sinais usados por deficientes auditivos americanos e convertê-los em texto e vice-versa, o que significa que as palavras digitadas no sistema podem ser convertidas, em tempo real, em linguagem de sinais, interpretadas por um avatar em uma tela.
Embora o programa esteja focado atualmente na linguagem dos sinais americanos, alguns poucos ajustes permitiriam que o sistema reconhecesse a linguagem de outros países.
Este é só começo. Os líderes do projeto esperam que a tecnologia seja capaz de um dia permitir que os dificientes auditivos possam interagir com computadores e outros dispositivos em seu idioma nativo, da mesma forma que muitos consumidores usam hoje o Google Now ou o programa Siri de reconhecimento de voz.
“Acreditamos que ele deve ser usado para melhorar a vida diária de todas as pessoas”, diz Guobin Wu, gerente do programa de pesquisa da Microsoft Research Asia. “Embora ainda seja apenas um projeto de pesquisa, em última análise, esperamos que este trabalho possa fornecer uma ferramenta de interação diária para preencher a lacuna entre a audiência que escuta e os deficientes auditivos no futuro próximo.”