O comércio eletrônico vive um forte ritmo de expansão em 2015, se comparado com mercado tradicional. Segundo dados recentes, o faturamento do e-commerce no Brasil registrará alta de 20% neste ano, atingido R$ 43 bilhões. E os jovens têm aderido às compras pela internet. É o que comprova a pesquisa inédita Radar Jovem 2015, realizado pela B2, empresa especializada em conectar as marcas ao público jovem.
O estudo foi realizado com jovens de 18 a 29 anos e traçou um perfil de comportamento de compras desse público. Uma das perguntas feita foi o local onde esses fazem suas compras. No panorama geral, e-commerce aparece em quarto lugar com 21 por cento. Mas se cruzar os dados com a classe mais consumista (1 a 3 compras por mês), essa opção de compra sobe para o segundo lugar com cerca de 30%, empatado com liquidações e lojas e departamento.
As compras online se tornaram uma realidade e os jovens já crescem imersos nela. E os dados do Radar Jovem comprovam que esse público tem grande potencial de negócio, já que são responsáveis por 57% da movimentação financeira do país, que corresponde a um poder de compra de mais de R$ 32 bilhões por ano.
Sobre o Radar Jovem
Diferente das tradicionais pesquisas, o Radar Jovem 2015 apresenta informações relevantes e diferenciadas de forma que as empresas se comuniquem com esse consumidor. “Hoje, os jovens são bombardeados de informações e sugestões de consumo. Para dialogar com esse público, é preciso ser assertivo. A B2 tem a chave para criar ações estratégicas direcionadas a esse perfil de forma personalizada e eficiente”, explica Ricardo Buckup, sócio-fundador da B2.
Criado em 2012, o Radar Jovem teve como finalidade abranger os principais polos universitários, primeiro em São Paulo, posteriormente para todo o país. Em 2014, o objetivo era mapear talentos e proporcionar experiências reais para aproximar os jovens de uma rotina de mercado. O projeto surgiu de uma necessidade de que as empresas reclamavam do despreparo do jovem e esse, por sua vez, achava que a faculdade deveria ser uma base profissional, mas que acabava desistindo no meio do processo. Essas duas expectativas motivaram a pesquisa.
Sobre a B2
A B2 surgiu da vontade de inovar e empreender de dois amigos. Alunos de Administração da Fundação Getúlio Vargas, perceberam que o mercado de formaturas não oferecia na época o serviço personalizado que esperavam, e decidiram que eles mesmos produziriam sua festa de formatura.
Com o sucesso subsequente, veio o entendimento de que havia uma demanda reprimida e resolveram empreender. Atualmente a B2 têm 12 anos de mercado e uma meta ousada de marcar a vida do jovem brasileiro, seja fazendo formaturas, ativações para marcas que têm uma demanda jovem ou formando parcerias com órgãos estudantis.