Home Atualidades Jovens buscam desenvolvimento de novas ferramentas e tecnologias

Jovens buscam desenvolvimento de novas ferramentas e tecnologias

por Plantão da Redação

Durante 54 horas, de sexta-feira a domingo, 70 jovens de Fortaleza buscaram desenvolver ferramentas para resolver problemas em áreas como a da saúde, educação, mobilidade urbana, emprego, dentre outras. Para isso, os participantes do Startup Weekend Change Makers Fortaleza, realizado no Conjunto Palmeiras, receberam ajuda de 15 especialistas em empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico, e designers.

O evento, que já foi realizado em mais de 100 países, tem como objetivo a criação de startups que tenham impactos sociais e sejam economicamente viáveis.

2303ec2510

70 jovens passaram 54 horas trabalhando para resolver problemas em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana

“A nossa ideia é transformar comunidades mediante a tecnologia e a inovação”, diz Gabriela Aires, organizadora do Startup Weekend Fortaleza. Ela diz que a expectativa é de que além de impactar o bairro onde o evento ocorre, as soluções criadas possam ser replicadas em todas as regiões de Fortaleza, e até mesmo em outras partes do mundo. “O Conjunto Palmeiras foi escolhido por ser um dos bairros com o menor índice de desenvolvimento humano de Fortaleza”.

Segundo um dos mentores do evento, Maurílio Alberone, cofundador da Edools, startup voltada para gestão de cursos online, as demandas apontadas pelos participantes em Fortaleza são semelhantes às que ele encontrou em comunidades do Rio de Janeiro (RJ). “O que a gente viu aqui é que um grande problema para essas pessoas é a gestão de saúde, de pessoas que querem marcar uma consulta mas não sabem se tem médico. Ou então com relação aos horários do transporte público. Com um aplicativo é possível ajudar a reduzir esses problemas”, ele diz.

Para Alberone o sucesso de uma startup depende, entre outros fatores, da quantidade de pessoas que serão beneficiadas por seus produtos. “Ganhar dinheiro com um aplicativo é apenas uma consequência da resolução de um problema real e de quantas pessoas estão dispostas a pagar por isso”, ele diz. “O que importa é que os participantes aqui estejam dispostos a transformar ideias em realidade, pois há muitas empresas que precisam de bons projetos que gerem impacto social, mas que não têm recursos para pesquisa”.

Além da utilidade do serviço oferecido, o sucesso de uma startup depende de seu modelo de negócios, assim como em qualquer empresa, ressalta Alberone. “Eles devem se preocupar mais com a validação dos produtos com os clientes, com as vendas e não apenas com o desenvolvimento de códigos ou programação. É preciso estar atendo a tudo que é necessário para construir um novo negócio.”

Já Evandro Ariki, cofundador da Fábrica de Aplicativos e também mentor do Startup Weekend, acredita que um dos principais legados do evento é despertar a curiosidade nos participantes. “Todos eles podem, sim, virar empreendedores. Eles podem, sim, mudar a comunidade por meio de um produto, de um serviço, ou de uma tecnologia que venha a melhorar a qualidade de vida das pessoas. A nossa expectativa é de que pelo menos um dos projetos aqui, dê uma visibilidade maior para essa comunidade, que merece muito.”

O Startup Weekend Change Makers é um movimento global promovido em conjunto com a Center for Digital Inclusion (CDI), Ashoka, Fórum Mundial de Empreendedorismo e o Impact Hub. Em Fortaleza, o evento foi patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará e Sebrae, realizado no Instituto Banco Palmas.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações