Algar Tech investe na gamificação como ferramenta de trabalho
Empresa aposta em tendência que leva a ló gica dos games para o ambiente corporativo, com o intuito de aumentar o engajamento das lideranças
Jogar no horário de trabalho agora faz parte da etiqueta corporativa na Algar Tech, empresa do grupo Algar que oferece soluções em processos de negócios. A companhia transformou o dia a dia de trabalho em jogos, com o objetivo de motivar os associados (como são chamados os funcionários do Grupo) e aumentar a colaboração e a produtividade.
De acordo com o Diretor de Operações BPO da Algar Tech, Thiago Borges, o game foi a solução encontrada para tornar o aprendizado mais rápido e desenvolver tarefas tidas como pouco prazerosas de forma agradável. “Inicialmente, a gamificação está sendo aplicada para as lideranças em BPO. Há uma disputa entre eles no game que contempla a gestão de desempenho, com a construção de reputação, sistema de recompensas e feedback em tempo real, gestão de metas corporativas e operacionais e, ainda, o perfil de cada jogador”, afirmou Borges.
O game Wannadoo foi escolhido pela Algar Tech como a solução customizada para aplicação na empresa. Todas as atividades criadas dentro do jogo estão alinhadas com as metas da companhia. “A parte lúdica do game compreende as recompensas. A liderança, quando vence determinada tarefa, é contemplada com moedas por meio das quais pode comprar roupas para o avatar, construir sua casa dentro do game, como nos jogos disponíveis para smartphones”, explicou o diretor.
Ainda de acordo com o diretor, a Algar Tech é maior empresa brasileira no setor de contact center que adotou a gamificação como ferramenta de trabalho. “Em média, as corporações têm 50 usuários participando de games corporativos. Nós entramos no projeto inicial com 350 usuários”, disse Thiago Borges. Estima-se que o mercado de games corporativos deve movimentar quase três bilhões de dólares em 2015.
Sobre a Algar Tech
A Algar Tech atua no mercado corporativo há 15 anos, prestando serviços em processos de negócios por meio de Infraestrutura de TI, Serviços Gerenciados de TIC, Aplicações de Negócios e Relacionamento com o Cliente. Em Infraestrutura de TI, a empresa possui três data centers estrategicamente localizados, com padrões internacionais e certificações de qualidade e segurança. Já em Serviços Gerenciados de TIC, a Algar Tech oferece soluções de service desk, serviços profissionais, field service, entre outros. Completam ainda o portfólio de TI as soluções de Aplicações de Negócios com licenciamento, sustentação e fábrica de software. Em Relacionamento com o Cliente, realiza atendimento multicanal, cobrança, televendas e gestão da experiência do cliente. Tudo isso com o apoio de um time de mais de 13 mil profissionais que usam cerca de 9 mil posições de trabalho para entregar soluções confiáveis e inovadoras.
Sobre o Grupo Algar
A Algar é um grupo empreendedor, 100% brasileiro, fundado em 1929 e com atuação em todo território nacional. No grupo, trabalham cerca de 23 mil associados servindo quase 2 milhões de clientes com soluções em TI/Telecom, Agro, Serviço e Turismo.