No caminho para a digitalização da economia em um marco de integração regional, será essencial a ampliação do acesso das pessoas ao mundo digital, enquanto também deve progredir no acordo entre os países, conforme o painel “O caminho para o mercado único digital na América Latina”, que aconteceu no Futurecom 2016.
A conectividade e o acesso à internet são aspectos que não devem se perder de vista pelos governos latino-americanos, já que estas tecnologias permitem novas formas de economia, de acordo com os participantes do painel “O Caminho para o Mercado Único Digital” realizado no Futurecom 2016 e moderado pelo Diretor da 5G Americas para América Latina e Caribe, José Otero, no dia 18 de outubro na cidade de São Paulo, no Brasil.
Durante o painel, observou-se que na atualidade existem alguns elementos digitalizados da economia que podem ter um grande impacto para os países da região, e por isso os governos da região devem estar preparados para adotar políticas de promoção dessa digitalização que, além disso, também fomentem o desenvolvimento de infraestrutura para ampliar o acesso das pessoas à conectividade.
Sobre isso, Otero reforçou também a necessidade de que os governos não se foquem unicamente no desenvolvimento de redes, mas também em facilitar o acesso das pessoas em terminais como telefones inteligentes, computadores, tablets e outros dispositivos que permitam fazer uso da infraestrutura.
Durante o painel mencionou-se a importância de aproveitar os órgãos supranacionais para avançar em uma maior integração entre os diferentes países da região. Neste sentido, Otero destacou que “temos um exemplo muito próximo na Autoridade de Telecomunicações do Caribe Oriental (ECTEL), onde cinco países das Antilhas (Granada, Dominicana, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia e São Cristóvão e Nevis) usam o mesmo regulador de telecomunicações. Temos alguma evidencia de que eles estão tentando criar órgãos supranacionais deste lado do hemisfério”.
O painel “O Caminho para o Mercado Único Digital na América Latina” foi composto por: Enrique Medina Malo, Chief Policy Officer, Telefónica; Gonzalo Ruiz Díaz, presidente do Osiptel (Peru); Jefferson Fued Nacid, Chefe da Assessoria Internacional da Anatel (Brasil); Juan Jung, Diretor de Políticas Públicas e Estudos da ASIET; Luiz Carlos Galvão Lobo Filho, Chief Digital Officer, Sky (Brasil); Marcos Augusto Mesquita Filho, Diretor de Relações Governamentais da Oi (Brasil); Margarete Iramina, Especialista em Soluções Sem Fio da Ericsson; Mario Castillo, Diretor da Unidade de Inovação e NovasTecnologias da CEPAL; Miriam Wimmer, Diretora do Departamento de Políticas e Programas Setoriais em TICs do MCTI (Brasil), e José Otero, Diretor para América Latina e Caribe da 5G Americas como moderador.
Nota aos editores: fotos do painel disponíveis para download no link: https://flic.kr/s/aHskJVBSV8. A galería de imagens da 5G Americas no Futurecom encontra-se em https://www.flickr.com/gp/4gamericas-cala/2eVW83