Home Atualidades Guerra de Robôs em Guarulhos inclui mais de 100 máquinas, preparadas para destruir seus adversários

Guerra de Robôs em Guarulhos inclui mais de 100 máquinas, preparadas para destruir seus adversários

por Agência Canal Veiculação

A 13ª edição da Guerra de Robôs da Faculdade Anhanguera de Guarulhos traz a revanche do combate de máquinas. O evento acontece de 9 a 13 de novembro, no saguão do campus I da instituição, com entrada gratuita. Robôs criados pelos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção disputam cada combate com força, estratégia e agilidade em uma arena retangular e de superfície lisa com 2,8 m de comprimento.

Nessa edição haverá o Combate Featherweight Destroyer. Robôs controlados sem fio (wireless), com dimensões de até 50cm x 60cm x 50cm e peso de até 13,6 kg, utilizarão armas de alto poder de destruição, como lança chamas, serra elétrica, rolo compressor, disco de corte, dentre outros dispositivos, para destruir o oponente. A categoria segue os mesmos padrões internacionais da Robot Fighting League “Standard Ruleset”, competição norte-americana.

Outra categoria que agita o evento é o Robô Sumô de Combate com fio. (dimensões de 40cm x 40 cm x 40 cm e peso de até 9kg). As máquinas utilizarão armas de baixo poder de destruição (sistemas de alavancas com controles pneumáticos ou eletropneumáticos) para derrotar o adversário.
Já na categoria Robô Sumo de Combate sem Fio, as máquinas, com dimensão de até 45 cm x 45 cm x 45 cm e peso de até 12 kg, usarão armas de baixo poder de destruição (sistemas de alavancas com controle por motores elétricos) para tirar o oponente da arena.

A Guerra

Uma arena retangular recebe mais de 100 robôs, preparados para entrar em choque contra o adversário. Na fase classificatória vence quem tirar o outro do tatame no tempo de um minuto e, em caso de empate, vence o de menor peso. Em caso de vitória, a equipe ganha três pontos e em caso de empate, será atribuído um ponto para cada equipe. Na fase eliminatória (oitavas de finais, quartas de finais e semifinais), as disputas serão realizadas em menos de três rounds. Se ocorrer parada dos dois robôs no tatame, será disparado um tempo de 30 segundos. Ao término, vence o de menor peso.

Na final, a disputa será realizada em menos de cinco rounds. Se ocorrer parada dos dois robôs no tatame será disparado um tempo de 30 segundos, ao término, vence o de menor peso. Se o combate for finalizado com os dois robôs no tatame, vence o de menor peso. Se robô estiver fora dos padrões, de acordo com o regulamento, será desclassificado por W.O.
Além da construção das máquinas, os estudantes são avaliados pelos docentes por meio de apresentação prévia, com detalhamento de métodos e materiais utilizados; protótipo do robô, contendo chassi, motores, dispositivos e mecanismos de combate e itens de segurança; apresentação do robô, para averiguação de medidas, mobilidade, força, peso e comunicação; relatório completo do projeto com o desenvolvimento do projeto mecânico e eletroeletrônico, resultados, conclusão, referencias bibliográficas e artigo técnico.

“O objetivo da Guerra de Robôs é promover um evento atrativo para todos, além de incentivar que os alunos apliquem seus conhecimentos teóricos na construção das máquinas, aliando técnica e criatividade”, afirma o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera de Guarulhos, professor Wagner Marques Rossini.

Personagens famosos também fazem parte da atração, interpretados pelo professor Rossini. O docente já se caracterizou de Batman, Homem Aranha, Robô Bumblebee, personagem carismático do filme Transformes, Darth Vader, principal vilão da série Star Wars, Homem Aranha e Superman. Para esta edição, o personagem ainda é suspense. “Todos os anos os alunos esperam ansiosos para ver no que irei me transformar, o que instiga ainda mais a curiosidade e o interesse pelo evento”, conta o professor.

A 13ª Guerra de Robôs da Faculdade Anhanguera de Guarulhos é gratuita e aberta ao público. Interessados em assistir as competições podem comparecer ao campus I da instituição, localizado na Rua do Rosário, 300 – Centro – Guarulhos/SP.

Sobre a Anhanguera Educacional
A Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos e, há 20 anos, está ajudando a mudar o futuro do nosso país. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e curso técnicos, contribuindo com o projeto de vida de crescimento e ascensão profissional dos alunos. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância. Em 2014, passou a integrar o grupo Kroton, uma das maiores organizações de educação do Brasil, com uma trajetória de sucesso de mais de 45 anos.

Com um índice de 92,2% dos cursos com conceito positivo no MEC frente à média de 87% das demais instituições privadas, a Anhanguera conta com 100 cursos estrelados pelo Guia do Estudante (edição 2014) e é a marca mais valiosa do setor de educação no país, segundo o ranking BrandZ Top 50, divulgado anualmente pela Millward Brown.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações