Uma decisão um tanto quanto polêmica do Chicago Sun-Times vêm chamando atenção em volta do mundo desde seu último anúncio e decisão em despedir todo seu pessoal contratado por alguns motivos que foram apresentados e que não tiveram o respaldo ou apoio de todos o quanto esperavam ter. O jornal americano simplesmente mandou toda sua equipe de fotógrafos embora, pois acha que os próprios jornalistas podem ser mais eficientes, utilizando apenas uma câmera de iPhone do que dependerem de um fotógrafo.
A equipe do jornal contava com 28 fotógrafos contratados, e toda a equipe foi desmanchada. A partir de agora, os jornalistas receberão um “curso de fotografia básica com smartphone”, focado no iPhone 5 da Apple. A ação vêm sendo duramente criticada por profissionais do ramo.“A ideia de que freelancers e repórteres possam substituir uma equipe de fotógrafos com iPhones é idiota no pior, e talvez desinformada na melhor das hipótreses”, afirmou Alex Garcia, uma das ex-integrantes do Sun Times em entrevista
O uso de smartphones vêm se tornando cada vez mais comum no jornalismo, principalmente se pensarmos na qualidade da câmera que aparelhos como o Samsung Galaxy S4, o iPhone 5 ou o Nokia Lumia 920 possuem. Isso sem contar na grande quantidade de apps pagos e gratuitos que os sistemas operacionais possuem. Com um pouco de habilidade, um Snapseed (app popular de edição de imagens gratuito para Android e iOS) pode muito bem atender as necessidades na hora de fazer uma imagem mais básica.
Porém, as câmeras não podem ser subestimadas. Além de resolução muito superior, diversos recursos ainda não podem ser simulados por smartphones, principalmente se pensarmos na qualidade do zoom ou ajuste de foco. E outro aspecto muito mais importante: onde fica o feeling e o ‘olhar’ do fotógrafo nessa? Esta seria apenas um decisão isolada de uma empresa jornalística dramática e radical na contenção de custos ou seria então uma nova tendência global a ser seguida em breve por todas?