Com o intuito de tornar a experiência do usuário ainda mais intuitiva e descomplicada, a Google anunciou ontem uma série de mudanças para um de seus serviços mais populares, o GMail. A principal delas é uma nova interface para o serviço, que se estenderá tanto para a web como para os aplicativos móveis para iOS e Android.
Ao invés de separar as mensagens por ordem cronológica, agora o Gmail agrupa os emails em abas, permitindo um melhor gerenciamento de tudo o que chega para o usuário.
As mensagens poderão ser gerenciadas em até cinco abas diferentes. Além da principal, que apresenta os emails de forma habitual, o serviço agrupará mais quatro: “Social”, com mensagens de redes sociais como Facebook, Twitter e Google+; “Promoções”, que agrupa novidades e ofertas de lojas online; “Atualizações”, com confirmações, contas e comunicados importantes; além da aba “Fóruns”, que apresentará mais mensagens de fóruns e listas de discussão.
Com esta divisõ por abas, o gerenciamento deve ficar muito mais eficiente. Uma novidade muito bem-vinda, diante de tantas mensagens como atualizações de redes sociais, correntes e outros que acabam escondendo emails mais importantes e que precisam de um retorno mais rápido.
Entretanto, a divisão ainda não é totalmente eficaz. Vez por outra, será necessário mover uma mensagem de uma guia para outra, como forma de padronizar todo o conteúdo.
A nova interface começou a ser liberada desde ontem (29), e aos poucos todos os usuários receberão a novidade. Quando o recurso estiver disponível, basta clicar na engrenagem no lado superior direito da tela, e depois em “Configurar caixa de entrada” para selecionar as abas e ativá-las. Os aplicativos móveis do GMail receberão a atualização nas próximas semanas.