A Geograph, referência em geoprocessamento no Brasil, anuncia o lançamento da solução GeoScheduling no Brasil. O sistema foi desenvolvido pela empresa francesa GeoConcept, a maior fornecedora de GIS (Geographic Information System, ou sistemas de informação geográfica) para o governo francês e para grandes empresas como PSA Peugeot, Citroën, Renault, CB Richard Ellis, Grupe Saint-Gobain, Kimberly-Clark, Sodexo, France Telecom, entre outras. O GeoScheduling já é usado por grandes varejistas como Carrefour e Grupo Casino.
De acordo com Carlos Azevedo, diretor da Geograph, o GeoScheduling faz parte de uma nova geração de sistemas corporativos com motor geográfico voltados para a gestão de serviços de campo (Field Services). ?As empresas, especialmente as de varejo e assistência técnica, têm o desafio de prover serviços de qualidade, com hora marcada e sem cobrar a mais por isso. Para que não tenham prejuízo, necessitam automatizar com inteligência suas operações de campo, reflete.
A solução, que leva o mundo de otimização de rotas para o ambiente web, resolve os desafios de negócios associados a serviços como entrega, assistência técnica, instalação ou vendas. O GeoScheduling é indicado para uma série de verticais de negócios, destacadamente o varejo, e é implantado de forma horizontal, isto é, pode ser usado por toda a empresa, desde o supervisor de técnicos de campo, operadores de call center até gerentes de filiais, entre outros, explicou Elvis Oliveira, responsável técnico pela solução na Geograph.
Oliveira ressalta a flexibilidade do sistema. É totalmente customizável; praticamente não existe restrição de quantidade de campos que podem ser criados ou das relações entre eles. Através de interface com sistemas de CRM, conecta-se com o cadastro e contratos de clientes e, como possui um motor geográfico, geocodifica a informação desses clientes, traça e otimiza rotas para os serviços de campo, informa.
Gestão em três esferas e função reagendamento com base cartográfica
Um dos mais completos do mercado, o GeoScheduling possui três esferas de ação: em relação ao cliente, em relação aos recursos humanos e equipes de campo e em relação aos equipamentos presentes na casa, empresa do cliente ou no estoque. Em termos de gestão dos recursos humanos, pode gerenciar os calendários de folga, feriados, jornada de trabalho e configurar o dia a dia. Nesse módulo de gestão dos técnicos de campo, por exemplo, é possível cadastrar as habilidades de cada um e, no momento do serviço, o software já aloca o técnico ideal para aquele trabalho; checa inclusive se o veículo suporta a entrega e se será necessária a presença de um técnico adicional, detalha Elvis Oliveira.
Um dos diferenciais da solução é sua função de reagendamento, que automatiza uma atividade corriqueira para quem trabalha com serviços de campo. A função de reagendamento no GeoScheduling facilita muito a vida dos gestores, e funciona, inclusive, com a utilização de bases cartográficas. Por exemplo, se no meio do dia, quando todos os recursos já estão em campo, aparecer uma demanda urgente, o sistema fará o cruzamento da posição geográfica do recurso com a posição do cliente e indicará quem deve atender o chamado, explica. Ele cita ainda outros diferenciais da solução, como o monitoramento dos recursos em campo, check in e check out das visitas ou entregas, criptografia dos dados e segurança da informação e a possibilidade de que o GeoScheduling seja fornecido já integrado a uma solução mobile.
Sobre a Geograph
Fundada em 1992, a Geograph ficou conhecida por comercializar o produto MapInfo Professional, um dos mais conhecidos sistemas de mapeamento do mercado. A partir de seu grande know-how sobre o universo de motores geográficos, ampliou seu portfólio e especializou-se na comercialização e consultoria de sistemas voltados para otimização de rotas, geomarketing, gerenciamento de territórios e gestão de recursos. Seu menu de soluções inclui sistemas como TourSolver, Chronomap e Opti-time Geo Scheduling todos da GEOCONCEPT — além do próprio MapInfo Professional.