Home Atualidades Furukawa comemora 40 anos de presença na América Latina

Furukawa comemora 40 anos de presença na América Latina

por Agência Canal Veiculação

Inovação e Expansão marcam a trajetória de um dos maiores fabricantes de soluções completas para infraestrutura de redes de comunicações

 

A Furukawa iniciou suas ações no Brasil em 1974. Nestes 40 anos de operação local, a marca evoluiu de fabricante de cabos elétricos e telefônicos para a principal provedora de soluções completas de infraestrutura de redes de Comunicação. Sua performance tem sido marcada pela inovação tecnológica e liderança nas áreas de Telecomunicações, Cabling e FTTx (Fiber to anyware, ou a fibra em qualquer lugar). A presença da Furukawa também se destaca no setor de Energia Elétrica, para o qual retornou em 2012, com a inauguração da sua linha de produção brasileira de cabos OPGW (cabos para-raios de transmissão de dados sobre a rede elétrica existente).

“A Furukawa sempre acreditou no mercado brasileiro e investe forte para prover soluções inovadoras nesses segmentos, a fim de auxiliar os mercados de Enterprise e Governo a se tornarem mais competitivos no mundo globalizado. Costumo dizer que a história da Furukawa se confunde com a história das comunicações brasileiras. E é a partir do Brasil que nos últimos anos estamos vivendo um momento especial de expansão para a América Latina, pois a região tem grande demanda por infraestrutura de comunicações nos diversos setores econômicos”, diz Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa Brasil e VP Corporativo do Grupo Furukawa Electric.

Com a matriz e unidades industriais instaladas em Curitiba/PR e Sorocaba/SP, a empresa está consolidada no mercado nacional e em plena expansão na América Latina. Mantém fábrica de cabos ópticos na Argentina desde 2008 para atender ao ConeSul. E neste ano comemorativo dá novos passos para o crescimento: em agosto próximo inaugura uma nova fábrica de cabos ópticos com centro de distribuição na Colômbia, para atender o norte da América do Sul e a América Central e, em breve terá seu escritório comercial no México, de modo a cobrir toda a região latinoamericana.

Segundo Foad, as novas iniciativas de investimentos da Furukawa contribuem para aumentar a sua presença local dentro de uma estratégia de empresa global. A partir das quatro maiores economias latinoamericanas (Brasil, Argentina, Colômbia e México) a companhia quer superar suas metas de logística na entrega de produtos e serviços, compreendendo cada vez mais as particularidades de cada mercado. “Vamos nos posicionar como o principal player em todos os países da Região nos próximos anos, replicando a história de sucesso que temos no Brasil”, garante Foad.

Diferenciais da marca – A Furukawa é o único player do Setor a integrar plantas de fabricação de produtos para as redes internas e externas, ofertando soluções completas, totalmente metálicas ou totalmente ópticas, ou o mix de ambas as tecnologias.

A empresa é também reconhecida por seus programas de preservação do Meio Ambiente e de melhoria da qualidade de vida humana. O Programa Green IT da marca, por exemplo, absorve versões antigas de cabos e componentes que são substituídos nos processos de modernização das redes. Esses produtos são destinados às empresas de reciclagem credenciadas para serem transformados novamente em matérias primas, que passam a ser utilizadas por outras indústrias.

No âmbito do desenvolvimento tecnológico, em 2013 o Ministério brasileiro da Ciência, Tecnologia e Inovação reconheceu 94 famílias de cabos e fibras da Furukawa como produtos desenvolvidos e fabricados no País, reafirmando a dedicação e o compromisso da indústria com o mercado nacional. “A Furukawa apoia as políticas de preferência à tecnologia nacional e produção local e esforça-se para prover às organizações soluções que superam as normativas TIA/EIA, ISO e ABNT. A cada mercado conquistado nos posicionamos como indústria local e isso faz muita diferença na contribuição dada a um país. É uma relação de troca”, observa Foad.

Com visão de futuro, a Furukawa entende que a fibra óptica tornou-se o principal meio de acesso e transmissão de dados para um mundo sem fronteiras e tem se dedicado a defender a opticalização total dos sistemas para a oferta e construção de redes verdes, mais econômicas e eficientes. A companhia provê aos seus parceiros e clientes laboratórios de testes em tempo real em suas instalações no Brasil, antecipando modelos e soluções otimizadas para a melhor relação custo/benefício aos empreendimentos, com garantia de aplicação posterior.

“Vamos sustentar a bandeira das redes totalmente ópticas, pois sabemos que a fibra óptica é o meio mais adequado para suportar o novo mundo da internet das coisas (IoT), que chega para ficar”, encerra o presidente da Furukawa Brasil e VP Corporativo do Grupo.

Mais de um século de história – A Furukawa Brasil também comemora neste ano os 130 anos de existência do Grupo Furukawa Electric, fundado em Tóquio/Japão. Atualmente a principal acionista do Grupo, a Furukawa Electric Co., Ltd. (www.furukawa.co.jp/english) registra um faturamento anual de US$ 9 bilhões, contando com 130 subsidiárias nos cinco continentes. O Grupo Furukawa Electric emprega diretamente 60 mil funcionários dedicados às áreas de Energia, Telecomunicações, Automotiva e Metais Especiais – todas com laboratórios de tecnologia avançada. No Plano Furukawa G 2015, a Furukawa Electric pretende expandir seus negócios nos setores de Infraestrutura e Automotivo, que devem impulsionar a lucratividade e a solidez financeira do Grupo. A companhia deve ainda estabelecer uma base para o crescimento sustentável através do desenvolvimento de novos negócios e reforçar a gestão global do Grupo.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações