Estudo Forbes Insights aponta governança como uma das chaves para o Business Intelligence
A pesquisa, patrocinada pela Qlik, mostra que empresas que não têm políticas claras de governança têm mais dificuldades relacionadas à segurança e veracidade dos dados
São Paulo, Outubro de 2016 – A Forbes Insights divulgou os resultados da pesquisa “Rupturas do Business Intelligence: como a governança se transforma em uma força de capacitação”. O estudo global encomendado pela Qlik revelou que, apesar de o Business Intelligence (BI) trazer benefícios importantes para a maioria das companhias entrevistadas, grande parte delas acredita que ainda há muito potencial.
Na pesquisa, realizada com mais de 400 executivos de negócios e de TI, 45% dos entrevistados afirmaram que seu programa de BI traz benefícios “muito significativos”, enquanto mais de 36% classificaram os benefícios como “significativos”. Ainda assim, problemas como demora no carregamento de dados, segurança e múltiplas “versões da verdade” e fizeram com que 48% classificassem os benefícios como “regulares”.
O estudo identificou que a melhor solução para esses desafios é melhorar a governança para assegurar resultados consistentes, confiáveis e otimizados. Isso inclui pontos chave, como padronizar definições e fórmulas, aumentar a segurança de dados e possibilitar um acesso seguro. Essas medidas permitem que os colaboradores utilizem os dados de forma independente e atinjam seus objetivos.
“Governança requer um bom equilíbrio – é preciso que ela vá até o ponto em que a consistência de dados seja assegurada, mas a flexibilidade se mantenha”, afirma Mike Saliter, Vice-Presidente de Soluções para a Indústria da Qlik. “Não existe uma fórmula perfeita, mas encontrar o melhor nível de governança dentro da cultura de cada organização é crítico para aproveitar ao máximo as oportunidades do BI. “
Abaixo, os principais dados da pesquisa:
- Quatro em cada cinco organizações (81%) dizem estar aproveitando os benefícios “muito significativos” (45%) e “significativos” (36%) de seus programas de BI.
- Três em cada quatro entrevistados (76%) disseram que os benefícios do BI são sempre substanciais, apesar de, algumas vezes intangíveis. Entre os benefícios específicos estão a mensuração de métricas dos clientes, a possibilidade de acompanhar o acelerado tempo do mercado, e uma maior rentabilidade.
- Os executivos reconhecem a importância da governança no BI – três quartos (78%) disseram que a governança de dados é importante ou vital para suas operações e dois terços (65%) afirmaram que governança é muito útil para capacitar os usuários finais a descobrir novos insights.
Para mais informações, baixe a pesquisa em www.forbes.com/forbesinsights/qlik_bi.