Home Atualidades Empresas estão perdendo muito por não conhecerem os benefícios da Lei de Inovação

Empresas estão perdendo muito por não conhecerem os benefícios da Lei de Inovação

por Agência Canal Veiculação

Segundo especialista, por meio de uma consultoria e a informação correta, as empresas podem reduzir seus gastos em até 30%.

A Lei de Inovação Tecnológica (No. 10.973 de 2 de dezembro de 2004, regulamentada no dia 11 de outubro de 2005 pelo Decreto N. 5.563), entre outros, objetiva a capacitação e alcance da autonomia tecnológica e o desenvolvimento industrial e concede incentivos fiscais as atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica.

Com isso, por meio de uma consultoria e a informação correta, as empresas podem reduzir seus gastos em até 30%. Porém, muitas empresas não conhecem ou não possuem uma orientação adequada sobre os benefícios que podem obter com a lei. “Nossa experiência indica que não há divulgação na proporção da importância do tema. As grandes empresas sabem da existência do benefício através de suas consultorias também de grande porte, mas nem todas optam por ele. O universo das médias empresas não possui qualquer tipo de afinidade com este tema. E quando algumas nos procuram e são informados sobre isso, recebem o assunto como uma novidade recente”, explica Jorge Carlos Bahia, sócio do Grupo Bahia, Kosio & Associados.

Inovação

O conceito de inovação é a concepção de novo produto ou processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo resultante em melhorias incrementais e efeito ganho e qualidade e produtividade, resultando em maior competitividade no mercado. Para a empresa, o primeiro passo é uma autoanálise quanto a ser, ou não, a empresa uma entidade de desenvolvimento tecnológico.

Incentivos

Os incentivos estão focados na redução de tributos referentes ao resultado da empresa. “A inovação é como uma semente que você planta e vai cultivando para frutos futuros. Ela demanda tempo para trazer resultado, depende de estudos, pesquisas, capacitação. Daí o foco do benefício ser a redução da carga tributária no resultado da empresa”, afirma Bahia. Com isso, empresas enquadradas no lucro real (apuração do resultado fiscal com base nos eventos econômicos e financeiros, ou seja, com base em uma contabilidade regular) e com perspectivas de lucro são o alvo do benefício.

Sobre Grupo Bahia, Kosio & Associados

O Grupo Bahia, Kossio & Associados é constituído pelas empresas Bahia, Kósio & Associados Consultoria Empresarial Ltda, Bahia & Kósio Assessoria Contábil Ltda, Bahia & Almeida Gestão de Projetos Especiais Ltda e Bahia Gestão de Atividades Administrativas e de Controle Ltda. Com um time de especialistas e estrategistas voltados à área econômica, financeira, contábil, fiscal e tributária, o grupo tem como proposta apresentar aos clientes um pacote de soluções indissociáveis, do qual faz parte a identificação de incentivos e benefícios fiscais e tributários, os efeitos econômicos e financeiros da operação, as melhores práticas de controles e informações contábeis para análise dos investidores, possíveis linhas de créditos e o efeito das mesmas no tempo, no fluxo de caixa das empresas, e nos seus resultados.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações