Home Atualidades Empreendedores brasileiros criam ‘privada’ que economiza 50% da água na descarga

Empreendedores brasileiros criam ‘privada’ que economiza 50% da água na descarga

por Agência Canal Veiculação

Casal de idosos empreendedores criam soluções inteligentes para combater desperdício de água

Leonardo Lopes, 75 anos, e sua esposa Ana Maria Lopes, 71 anos, comandam, há 20 anos, a Acquamatic do Brasil, que desenvolve soluções inteligentes e práticas para o consumo racional de água, combatendo o desperdício em grandes consumidores do recurso hídrico, como indústrias, empresas, centros comerciais, shoppings, faculdades, hospitais, etc.

leonardo_acqua_baixa

Como sabemos algumas regiões do Brasil, em especial a Grande São Paulo, passa por uma grande crise em relação ao abastecimento de água. Os níveis de armazenamento de água do Sistema Cantareira, principal fonte de água de região metropolitana da capital paulista e que abastece cerca de 8,1 milhões de habitantes, teve uma sequência considerável de quedas em suas represas, o que representa a pior crise do Sistema Cantareira em todos os tempos.

A explicação para tal fato dá-se à mistura de falta de planejamento, administração ruim, eventos climáticos extremos e consumo excessivo da água – fator que ameaça o fornecimento do recurso em regiões por todo o Brasil. Além de planejamento e atitudes de autoridades, o que podemos fazer para minimizar a falta de água?

Foi diante desse questionamento que Leonardo Lopes, 75 anos, e Ana Maria Lopes, 71 anos, fundaram, há 20 anos, a Acquamatic do Brasil, empresa que tem como foco a preservação do meio ambiente através do uso racional da água. Empreendedores comprometidos com o meio ambiente e a sobrevivência das gerações futuras, o casal tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o uso racional da água, sem desperdícios.

leonardo_vaso_baixa

Vaso sanitário criado pelos empreendedores é capaz de economizar até 50% da água usada na descarga

Economia de 20% a 50% no consumo de água

Com a preocupação de a água ser um recurso finito, cujo desperdício poderá nos trazer consequências desastrosas no futuro, Leonardo criou o Projeto C.U.R.A. (Consumo e Uso Racional da Água), onde todos os pontos hídricos de empresas, indústrias, prédios comerciais, hotéis, shopping centers e outros grandes consumidores de água, ganham um gerenciamento ambiental completo para diminuir o consumo de água e ainda proporcionar economia no valor da conta de água de seus clientes.

Outro destaque do Projeto C.U.R.A. é que a empresa contratante não gasta nada para implementá-lo em seu negócio, pois o que é pago à Acquamatic vem da economia nos gastos com água que a empresa obteve a partir do início do Projeto C.U.R.A..

O Projeto C.U.R.A. é uma forma alternativa para o uso consciente da água que consiste no desenvolvimento de reparos de válvulas e componentes hidráulicos que, juntos, proporcionam uma economia que vai de 20% a 50% nos gastos com água. É o próprio Leonardo Lopes que idealiza, patenteia e fabrica as ferramentas, produtos e componentes necessários para os reparos.

Um exemplo de suas criações é o vaso sanitário mais econômico, feito em ABS, que proporciona uma redução de 50% no consumo de água por acionamento, diminuindo drasticamente os gastos. O vaso da Acquamatic utiliza apenas 2 litros de água, enquanto os convencionais gastam de 6 a 10 litros. Além disso, Leonardo também criou sistemas de acionamento e peças para torneiras, mictórios e chuveiros que diminuem o consumo da água.

O Projeto C.U.R.A. já trouxe uma economia de água capaz de abastecer, por dois anos, um grande centro urbano, como São Caetano do Sul. Outros pontos positivos do vaso são o peso, bem abaixo dos vasos de louça (pesa apenas 6,8kg) fator que agrega menos peso à construção, e a durabilidade, que ultrapassa 50 anos. Por ser mais alto, há, inclusive, maior facilidade de uso por parte de idosos e cadeirantes.

O empresário de 75 anos, que preferiu ter a sua aposentadoria adiada para se dedicar à conscientização da população para o uso consciente da água, analisa a situação atual de escassez no país, e preocupa-se ainda mais em preservar o meio ambiente, para que as próximas gerações possam usufruir dos recursos naturais. Cuidar da natureza é seu ideal de vida.

Eu me baseio na frase do escritor Robert Louis Stevenson, que escreveu, em um de seus trabalhos, ‘…que o homem que viveu bem foi o que sorriu muitas vezes, amou muito e deixou o mundo melhor do que encontrou, enfim, que preencheu um lugar e cumpriu sua missão’. Essa é a importância de se ser um empresário comprometido com o meio ambiente: “deixar o mundo melhor do que eu encontrei”, finaliza Lopes.

Sobre a Acquamatic do Brasil

A Acquamatic do Brasil é uma empresa que há quase duas décadas trabalha desenvolvendo soluções sustentáveis e inteligentes para o consumo e uso racional da água. Essa preocupação está fundamentada no fato da Água ser um recurso finito, cujo desperdício poderá nos trazer consequências desastrosas ainda esse século. Com o projeto CURA, parte integrante da Acquamatic, empresas, prédios comerciais, hotéis, shopping centers e outros grandes empreendimentos que possuem significativos gastos com água, ganham um gerenciamento ambiental focado no binômio redução de custos e meio ambiente.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações