O Code Club Brasil , rede mundial sem fins lucrativos voltada ao ensino de programação para crianças, é um dos parceiros da Fundação Lemann, organização criada pelo empresário Jorge Paulo Lemann com o objetivo de melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros, no Programaê
A plataforma online, lançada oficialmente nesta terça-feira (9), é totalmente gratuita e funciona como um hub de incentivo ao aprendizado de programação. O objetivo do movimento é mostrar que programar é mais fácil do se imagina e que, por meio de códigos, qualquer pessoa pode “ensinar o computador” a facilitar uma tarefa cotidiana, melhorar a vida nas cidades e até realizar sonhos.
O Programaê atua conectando quem ensina programação com quem quer aprender. A função do Code Club dentro do projeto é captar programadores e entusiastas que queiram disseminar o conhecimento de maneira gratuita, proporcionando que as pessoas possam descobrir suas habilidades usando computadores. Para quem quer aprender, o movimento oferece conteúdo de organizações como Khan Academy, Scratch, Code.org e Codecademy, onde é possível aprender a criar aplicativos, jogos, animações, sites e até robôs.
“Nós fornecemos o material didático para que, desde o início, as crianças desenvolvam coisas que estão acostumadas, como jogos, animações e páginas na internet. Para elas, tudo é uma grande diversão”, conta o voluntário Felipe Fernandes, um dos coordenadores do projeto e responsável pelo clube do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
“Nosso sonho é criar um clube em cada escola do Brasil para que as crianças tenham a oportunidade de aprender a programar e fazer seus próprios aplicativos de maneira gratuita. Sabemos que temos muito trabalho pela frente, mas acreditamos que um dia isso será realidade”, afirma o responsável por trazer o Code Club ao Brasil, Everton Hermann.
Sobre o Code Club Brasil
O Code Club é uma rede mundial sem fins lucrativos voltada ao ensino de programação para crianças por meio de voluntários. O projeto foi criado por Clare Sutcliffe e Linda Sandvik no Reino Unido em abril de 2012 e foi trazido ao Brasil em julho de 2013 pelo gaúcho Everton Hermann. Hoje, já são quase 40 salas espalhadas por 14 estados de todas as regiões do país e a meta é que cada uma das quase 200 mil escolas do Brasil tenha um clube onde as crianças tenham a oportunidade de aprender a programar e fazer seus próprios aplicativos de maneira gratuita.
Sobre a Tech Comunicação
A Tech Comunicação é uma agência jovem, criada em meio à velocidade do mundo digital e especializada em desenvolver e executar estratégias de comunicação integrada para empresas e instituições de todos os portes, proporcionando uma importante vantagem competitiva e os distanciando de seus concorrentes diretos.
Sua equipe de atendimento já realizou trabalhos para algumas das maiores empresas de tecnologia do Brasil e do mundo, o que permite oferecer soluções sob medida, aplicadas nos diferentes canais de comunicação voltados para públicos diversos.