Home Atualidades Cuidado com a tal ‘tecnologia’ e fotos: você sabia que o uso de imagem de funcionário gera indenização ?

Cuidado com a tal ‘tecnologia’ e fotos: você sabia que o uso de imagem de funcionário gera indenização ?

por Agência Canal Veiculação

Por ter utilizado indevidamente a imagem de um empregado no ambiente de trabalho pela Internet, sem sua autorização expressa, uma empresa foi condenada a pagar indenização de R$ 10 mil. O recurso da empresa ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) não foi conhecido pela Terceira Turma, que entendeu que o empregador não tem permissão para utilizar a imagem do empregado a não ser que este o autorize expressamente.

De acordo com o advogado empresarial, Thiago Massicano, titular da Massicano Advogados Associados*, a privacidade do empregado deve ser preservada pelo direito de uso e imagem, além do assédio moral que poderia sofrer diante da exposição a terceiros de sua foto ou imagem.

“O empregador poderia ter solicitado uma declaração de consentimento do funcionário no uso de imagem, mas tem que ser limitado ao sistema e o objeto social inerente às atividades da empresa”, explica o advogado.

Não se pode generalizar o uso imagem para funcionários figurando sempre no sistema judiciário como um dano. “O mero acompanhamento de vigilância interna não caracteriza abuso”, salienta Massicano comentando que deve ser preservado a situação da imagem e da exposição do sistema de vídeo e foto assegurado por legislação municipal, além de restringir o seu uso quando não autorizado pelo funcionário.

Nesse caso sim, o abuso desse direito pode caracterizar, além de dano moral, ilícito de natureza civil por responsabilidades perante terceiros do uso indevido de imagem. “Agora se o objeto social da empresa está caracterizado como algo que o cliente necessita do acesso de vídeo, previamente a empresa deve ao contratar informar e pedir uma declaração do uso e imagem do funcionário”, orienta Massicano.

* Thiago Massicano é advogado especializado em Direito Empresarial, pós-graduado pelo Mackenzie, e especialização em em Estratégias Societárias pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da banca Massicano Advogados. É autor de diversas obras jurídicas e palestrante de cursos na área de Direito Empresarial.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações