TIC Educação 2013 revela aumento do uso do computador e Internet na sala de aula |
Pesquisa do CETIC.br ouviu 994 escolas públicas e privadas do Brasil |
Os professores e alunos brasileiros cada vez mais utilizam computador e Internet em suas atividades em sala de aula. Essa é uma das conclusões da pesquisa TIC Educação 2013, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A coleta de dados para a realização da quarta edição da TIC Educação aconteceu entre os meses de setembro e dezembro de 2013. Foram entrevistados, presencialmente, 939 diretores, 870 coordenadores pedagógicos, 1.987 professores e 9.657 alunos, de 994 escolas públicas e privadas localizadas em áreas urbanas de todas as regiões do território nacional. Nas escolas públicas, 46% dos professores declararam utilizar computador e Internet em atividades com os alunos na sala de aula – um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano de 2012. “Esse dado mostra como o professor percebe a importância do uso das novas tecnologias com os alunos, pois, parte deles leva seu computador pessoal para a sala de aula”, explica Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br. Ainda que a sala de aula tenha crescido como local de uso do computador e da Internet nas atividades com os alunos, o ambiente mais comum para o uso de computador e Internet nas escolas públicas segue sendo o laboratório de informática (76%). Outro destaque está no crescimento do uso de tablets nas escolas públicas. Enquanto em 2012 apenas 2% delas possuíam esse tipo de equipamento, em 2013 esse número chegou a 11%. Tendência à mobilidade A pesquisa aponta ainda que a Internet está presente na maioria das escolas que possuem computador na rede pública (95%) e na rede privada (99%), porém, a baixa velocidade de conexão à rede ainda é um desafio: 52% das escolas públicas declararam possuir uma conexão de até 2 Mbps, enquanto este percentual é de 28% nas escolas particulares. Na percepção dos professores e coordenadores pedagógicos esta ainda se constitui em uma barreira para adoção das novas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. Uso de Internet pelos professores Uso de conteúdos educacionais digitais A quantidade de publicações de recursos educacionais por professores, ou seja, profissionais que são autores de conteúdos educacionais e que compartilham suas produções na rede, ainda é pequena. Apenas 21% dos professores de escolas públicas já publicaram na Internet algum conteúdo educacional que produziram para utilizar em suas aulas ou atividades com os alunos. Para acessar a pesquisa TIC Educação 2013 na íntegra, assim como as pesquisas anteriores do CETIC.br, visite http://cetic.br/. Sobre o CETIC.br Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br |
Cresce o uso de computadores e Internet em salas de aula
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