Se você comprou uma televisão HD para ver a Copa e está abismado com a qualidade da imagem, não precisa se dar por satisfeito porque ela ainda vai ficar melhor. Um grupo seleto de torcedores curtiu alguns jogos transmitidos com a tecnologia 8k (Super Hi-Vision) no Instituto de Tecnologia de Shibaura em Tóquio, no Japão.
A tecnologia está sendo testada pela NHK, organização de radiodifusão pública do Japão, e foi usado nas disputas entre Japão X Costa do Marfim, Estados Unidos X Gana e Japão X Grécia. O material foi usado em uma tela de 330 polegadas e cerca de 20 alto-faltantes ao redor de uma audiência de cerca de 150 pessoas que se inscreveram para o evento.
As imagens são mais nítidas, numa resolução cerca de 16 vezes maior que a de modelos de alta definição (HD). O som também é mais realista e faz com que muitos torcedores se sintam como se estivessem dentro do estádio.
A intenção da NHK é iniciar as transmissões de teste em 2016, quando o Rio de Janeiro recebe os Jogos Olímpicos, e começar as transmissões completas em 2020, o ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além de produzir em 8k, a NHK já produz programas em 4k em diversos gêneros para reunir a perícia que será aplicada na transmissão 8K.
Mais pixels
A tecnologia 8K é uma resolução de 7680 × 4320 que tem 33.1 megapixels. É uma das duas resoluções da televisão de ultra-alta definição (UHD), sendo a outra 4K UHD.1. O formato tem 16 vezes mais pixels, isto é, quatro vezes a largura e quatro vezes a altura das imagens da HDTV atual, que tem resolução de, no máximo, 1920 × 1080 pixels.
(com informações da Wikipedia)