Levantamento da AutoAvaliar mostra, por outro lado, que o valor médio com as transações permaneceu estável entre 2015 e 2016, cerca de R$ 22 mil por automóvel
O comércio eletrônico de veículos seminovos e usados é um dos poucos setores que registram crescimento no período de crise econômica no Brasil. As vendas apuradas de janeiro a dezembro de 2016 ano somam cerca de R$ 4,9 bilhões, um crescimento de quase três vezes em relação ao mesmo período do ano anterior, com R$ 1,7 bilhão.
Os dados são plataforma AutoAvaliar, sistema de gestão de vendas e estoques utilizado em mais de 1,3 mil concessionárias de veículos e cerca de 20 mil revendedores multimarcas no Brasil.
O levantamento da AutoAvaliar mostra ainda que o custo médio com as transações de seminovos e usados ficou estável de um ano para outro. De janeiro a dezembro de 2016, a média foi de R$ 22,5 mil por automóvel, ante os R$ 23 mil verificados durante o ano de 2015.
Segundo Daniel Nino, diretor da AutoAvaliar, o mercado de seminovos foi, de certa forma, beneficiado com a crise, à medida em que o consumidor pode adquirir um veículo mais completo por um preço acessível. “O consumidor deu preferência para veículos com mais itens de fábrica em detrimento em um zero quilômetro”, afirmou Nino