Home Atualidades Colégio Visconde de Porto Seguro realiza aulas em ambiente virtual com Microsoft Teams

Colégio Visconde de Porto Seguro realiza aulas em ambiente virtual com Microsoft Teams

por SimbiekJP

 

Colégio Visconde de Porto Seguro realiza aulas em ambiente virtual com Microsoft Teams

A escola paulista faz transmissão de aulas ao vivo para alunos como forma de diminuir o impacto nas aulas por causa do COVID-19

O Colégio Visconde de Porto Seguro passou a utilizar a plataforma de colaboração Microsoft Teams para dar continuidade às aulas para alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Abitur (estudantes para o exame que conclui o ensino médio na Alemanha), de forma a síncrona. A decisão de agregar ainda mais tecnologia ao ensino foi acelerada após a necessidade de fechar a escola como forma de evitar aglomerações e zelar pelo bem-estar dos estudantes, durante a crise com o coronavírus (COVID-19).

De acordo com Joice Lopes Leite, diretora de educação digital do Porto Seguro, a plataforma já era utilizada em sala de aula para que os alunos e professores trocassem documentos e criassem grupos de trabalho por meio do uso do seu próprio dispositivo (BYOD). No entanto, a partir da primeira quinzena de março, a ferramenta passou a ser testada como alternativa para aulas transmitidas ao vivo.

Com a suspensão das aulas, que foi feita de modo gradual, pela Secretaria da Educação de São Paulo, desde o dia 23/03, todos os alunos passaram a utilizar o Microsoft Teams à distância. Além disso, os professores que também precisam se salvaguardar estão gravando e transmitindo ao vivo aulas de suas residências.

 

Como o Teams, os alunos conseguem manter a rotina de aulas utilizando seus dispositivos, assistindo aulas ao vivo, transmitidas por videoconferência, acessam os conteúdos e criam grupos de estudos no chat para discussão entre eles. Além disso, recebem orientações e os professores podem compartilhar documentos com toda a sala. Outra funcionalidade da plataforma que passou a ser utilizada, foi a edição simultânea por um grupo de pessoas em documentos e atividades online.

“No Teams encontramos uma plataforma moderna e amigável que abriu novas portas para os professores compartilharem conteúdos e conversar com seus com os alunos. A dinâmica de interação professor-aluno mudou, em alguns casos, dois professores entram juntos em grandes aulas, com cerca de 150 alunos, e enquanto um explica a matéria aos estudantes na transmissão ao vivo, o outro responde às perguntas do chat. São novas maneiras de dar aula que estamos explorando e o resultado tem sido muito positivo”, diz Joice. Até o momento, a novidade vem sendo recebida de forma positiva tanto pelos alunos, que já tinham familiaridade com o Microsoft Teams, quanto pelos pais, que enxergam a novidade como uma forma de seus filhos se manterem atualizados quanto ao ensino e para que não fiquem atrasados no ano letivo.

O projeto, intitulado de E-learning Porto, está em execução em todos os campus do Colégio e é suportado, também, por 45 estúdios disponíveis, em três campus diferentes, que permitem a gravação das aulas em vídeo.

Alexandre Marcondes, diretor de tecnologia da informação do Porto Seguro, enfatiza que com a Microsoft Teams o Colégio fez um grande trabalho de ‘enturmação’ dos alunos. “Unificamos todas as turmas de cada série em apenas uma sala online, por exemplo. Um dos nossos maiores desafios foi a integração do sistema acadêmico e o sistema da Microsoft. Isso tudo porque são mais de 700 professores e nove mil alunos do Colégio, (currículo A e B e Escola da comunidade). Iniciamos este trabalho no ano passado, mas com a pandemia do coronavírus o processo teve que ser agilizado. Importante dizer que o fato de o ambiente do Microsoft Teams já estar montado e em utilização, ajudou muito com o sucesso do projeto”, finaliza.

Sobre a Microsoft

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 30 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Desde 2003, a empresa investiu mais de R$ 600 milhões levando tecnologia gratuitamente para 3.191 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Entre 2011 e 2017, a Microsoft já apoiou mais de 6.200 startups no Brasil, com investimento superior a US$ 219 milhões em créditos em nuvem.

 

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com infraestrutura direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur (certificação oficial para admissão em universidades europeias). Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. A comunidade escolar é composta de 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, em quatro Câmpus: Morumbi, Panamby, Valinhos e Vila Andrade.

Além disso, somando a educação de qualidade desenvolvida no Colégio e o viés social, a Instituição conta com a Escola da Comunidade, cuja mantenedora é a Fundação Visconde de Porto Seguro.

Fundado em 1966, esse projeto social tem atravessado as décadas modificando futuros e concedendo novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida a jovens e adultos. Após mais de 50 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do país e disponibiliza, aproximadamente, 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em dois Câmpus, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.

Para saber mais informações e novidades, basta acessar a página do Colégio Visconde de Porto Seguro no Facebook ou o site www.portoseguro.org.br

 

Fonte: https://news.microsoft.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário