Clientes Cinemark recebem código de barras pelo celular que dá acesso direto às salas de exibição
Desenvolvida pela e-Deploy, a funcionalidade de gerar um código de barras que pode ser enviado via SMS está em operação há quase um ano, beneficiando os clientes que compram o bilhete pelo celular ou pela Internet
A Cinemark, rede de cinemas que possui 464 salas em 58 complexos distribuídos em 32 cidades brasileiras, implantou uma solução que permite ao cliente receber no celular o ingresso comprado pela Internet. A vantagem é que o usuário não precisa imprimir seu ticket e pode entrar na sala de exibição portando apenas seu celular. Mas para se chegar a esse nível de inovação, um dos desafios enfrentados pela empresa foi a geração de um código de barras (ticket) que fosse compatível com cada celular, já que existem diversos modelos habilitados no mercado e cada fabricante trata as mensagens de uma maneira diferente.
O desafio foi solucionado com a ajuda da e-Deploy, especializada no desenvolvimento mobile, web e de monitoramento de ambientes computacionais.
A empresa desenhou uma solução capaz de gerar um código de barras especial para cada tipo de aparelho e que pode ser enviado como um SMS. Implantado em abril de 2012, o sistema desenvolvido pela e-Deploy funciona integrado ao
Ingresso.com, plataforma responsável pelas vendas de ingresso pela Internet, e plugado à plataforma da Spring Mobile Solutions., que cuida do envio das mensagens. Estamos muito satisfeitos porque o sistema funciona adequadamente, sem problemas, destaca Cristiano Hyppolito, gerente de tecnologia da Cinemark.
Banco de dados de celulares
A tecnologia da e-Deploy permite o envio de códigos de barras para quase todos os modelos de aparelhos, sendo que o cliente deve informar a marca e o modelo do celular para receber o ingresso. O grande diferencial da e-Deploy é o banco de dados de aparelhos celulares que a companhia desenvolveu ao longo dos anos de trabalho com mobilidade. Hoje, existem quatro maneiras diferentes de enviar um código de barras e, normalmente, apenas uma delas é compatível com cada celular.
Hyppolito explica que o comprador recebe, primeiramente, em seu aparelho uma mensagem SMS com as informações sobre o filme, como resenha, sessão e a sala de exibição, entre outras. Em seguida, outra mensagem é enviada contendo o
ingresso comprado com o código de barras. O atendente faz a leitura do código de barras e libera a entrada do cliente na sala diretamente no celular. Não há a necessidade de impressão do bilhete, ressalta.
De acordo com o Hyppolito, todo o processo acontece em tempo real e totalmente integrado ao backoffice. Há um servidor instalado na sala do cinema que se comunica com o site para verificar as compras e, automaticamente, dar baixa da poltrona no banco de dados. Na ponta, para leitura do ingresso nos celulares, usamos aparelhos da Motorola, explica. A solução da e-Deploy foi implantada sem a necessidade de ajustes ou mudança na estrutura tecnológica da Cinemark.
A rede recebe em torno de 40 milhões de pessoas por ano. Hyppolito estima que 2 milhões de ingressos são comprados pela internet. Por enquanto, o sistema de envio e leitura de ingressos pelo celular está disponível em cerca de 30 salas, mas o objetivo é estender a funcionalidade para toda a rede até final de 2013. Atualmente, entre as vendas online realizadas pela internet e celular, 80% das compras de ingresso são feitas pela internet, mas o uso do celular está crescendo e não vai demorar muito para que essa relação seja invertida, acredita.
Sobre a e-Deploy
Fundada em 2006, a e-Deploy é uma empresa brasileira de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras para plataformas web e mobile, além de monitoramento remoto de ambientes computacionais. Suas
soluções incluem aplicativos móveis para check in de companhias aéreas, para força de vendas, assistência técnica e fidelização de clientes; portais de e-commerce ou institucionais (web e mobile), etc. Entre seus clientes estão
Gol, Azul, Boehringer Ingelheim, Altas Schindler, ABF (Associação Brasileira de Franchising), Água Doce, TV Globo, Natura, Marisa, entre outros.